O presidente da General Motors América do Sul, Santiago Chamorro, anunciou que a empresa vai investir R$ 1,2 bilhão no complexo industrial de Gravataí (RS) para atualizar as linhas de montagem e permitir a renovação dos modelos Onix (hatch) e Onix Plus (Sedã).
Além disso, contemplará também a produção de um novo veículo Chevrolet em um segmento ainda não explorado pela marca no país.
E tudo leva a crer que será um SUV subcompacto, que virá para brigar com modelos como Renault Kardian e Fiat Pulse - portanto, ficaria abaixo do Chevrolet Tracker. Esse novo SUV deverá ser lançado em 2026.
Quanto à renovação de Onix e Onix Plus, já é mais do que hora - os modelos atuais foram renovados pela última vez em 2019.
A atualização deverá incluir injeção direta no motor 1.0 turbo, o que reduzirá consumo e emissões e melhorarão desempenho, e talvez um sistema híbrido leve, com 48 Volts, para dar uma forcinha em certas situações, como arrancadas - seriam cerca de 10 cv e 4,1 kgf.m a mais, momentaneamente.
Ainda não será desta vez que a linha Onix se tornará híbrida plena.
Estas ações fazem parte da primeira fase do pacote de R$ 7 bilhões que serão aplicados nas operações brasileiras da GM entre 2024 a 2028.
Segundo Santiago Chamorro, a fábrica de Gravataí (RS) "está preparada para a produção em alto volume e o novo modelo também será destinado à exportação".