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GM mostra carro voador e Cadillac autônomo na CES

Protótipos foram revelados na maior feira eletrônica do mundo, que acontece em Las Vegas (EUA) - mas este ano foi online

por André Deliberato

A General Motors mostrou importantes e interessantíssimas novidades na CES 2021 - a maior feira de produtos eletrônicos do mundo, que acontece anualmente em Las Vegas (EUA), mas que nesta temporada rolou de forma totalmente digital, apenas por transmissões online. Seus dois maiores destaques foram um carro voador e um Cadillac autônomo futurista.
Ambos, obviamente, foram divulgados em formato de conceito - não existe, portanto, uma certeza de que serão produzidos, embora ambos pertençam ao portfólio elétrico da empresa, o que reforça como serão os próximos passos da montadora no desenvolvimento de certas áreas de produtos. Cabe lembrar que a empresa recentemente anunciou investimentos de US$ 27 bilhões até R$ 2025, com foco no desenvolvimento de 30 novos carros elétricos.
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Carro voador?

Sim, um carro voador, com uma cabine e quatro rotores, algo mais próximo de um helicóptero que de um avião. Fora do Brasil, esses tipos de projetos são conhecidos como "eVTOL" – sigla em inglês para "aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical".
Com capacidade para apenas um passageiro, esse protótipo traz traços bastante futuristas no design e representa a "primeira incursão da GM em mobilidade aérea", de acordo com Michael Simcoe, vice-presidente global de design da GM.
Para se mover, um motor elétrico de 90 kWh acionaria os quatro rotores, que são responsáveis tanto pelas decolagens quanto pelos pousos. Segundo a apresentação, o modelo teria tecnologia inteligente suficiente para sair de um ponto e ir a outro de forma autônoma, sem que fosse preciso ser pilotado.

Cadillac autônomo elétrico

Outro destaque da GM na CES foi o conceito de tecnologia autônoma da Cadillac representado por um veículo de uso coletivo que eliminaria os tradicionais controles do automóvel (volante, câmbio etc) e cujo interior se pareceria com uma sala de estar – de modo que fosse possível oferecer "um espaço social para um grupo de amigos ou familiares", de acordo com Simcoe.
Visualmente, essa van ainda tem assinatura de luz posicionada verticalmente e um teto de vidro que contaria, também, com diversos sensores biométricos capazes de, veja só, realizar a leitura de sinais vitais de passageiros.
Esses dados coletados, por sua vez, auxiliariam no ajuste automático de configurações como temperatura, iluminação, controle de ruídos do ambiente e até aromáticas – e todas estas funções também poderiam ser gerenciadas por voz e gestos.

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