O SUV elétrico da General Motors baseado no Bolt começa a ser revelado. O utilitário esportivo Bolt EUV já tinha aparecido em um teaser em 2020 e agora a Chevrolet mostra a primeira foto do carro, mais especificamente do farol. O lançamento global do crossover acontecerá no próximo domingo, dia 14 de fevereiro.
O Bolt EUV deve seguir o design do Buick Velite 7, SUV elétrico apresentado na China em 2020 - os dois compartilham a mesma plataforma. Desta forma, o modelo terá medidas próximas aos 4,26 metros de comprimento e 2,67 m de entre-eixos do parente asiático.
De acordo com dados de desempenho do Buick, o novo SUV elétrico terá motor com potência de 177 cv e torque de 36 kgf.m. A autonomia fica na casa dos 500 km, com 0 a 100 km/h em 8,6 segundos.
O Bolt EUV será o primeiro veículo da Chevrolet a ter o Super Cruise, tecnologia semi-autônoma por comando de voz para estradas. Para trocar de pista, por exemplo, não será necessário mexer no volante: o motorista aciona a seta e "informa" ao sistema, que vai detectar se a faixa está livre e acionar o controle de cruzeiro adaptativo para realizar a manobra.
Pelas palavras de Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul, o Bolt EUV virá para o mercado brasileiro - muito provavelmente em 2022. Por aqui, a Chevrolet vende o Bolt EV desde 2020 ao preço de R$ 266.900. O modelo ficou entre os elétricos mais vendidos de 2020, e será remodelado com base no desenho do novo SUV.
"A GM tem o compromisso de liderar a eletrificação no Brasil e região. Temos observado um crescente interesse do consumidor pelos carros elétricos. O sucesso do Bolt EV nos encoraja a continuar investindo no segmento. Temos planos de crescer nossa oferta nos próximos anos", avisa Zarlenga.
Recentemente, a General Motors informou que só terá carros sem motor a combustão até 2040. Pelas metas anunciadas, serão 30 novos modelos elétricos das diferentes marcas em todo o mundo até a segunda metade desta década.
Em setembro de 2020, a General Motors fechou uma parceria com a Honda para a produção de motores elétricos. O acordo inclui lançamentos de veículos - para cada uma das marcas - e sinergia em compras, pesquisa e desenvolvimentos de novos produtos.