Lá atrás em 2003, quando a quarta geração do Golf era produzida em São José dos Pinhais, no Paraná, a Volkswagen produziu pela primeira vez no Brasil o seu famoso motor VR6. Na ocasião ela substitui o quatro cilindros turbo de 1.8 litro do Golf GTI para colocar o VR6 de 2.8 litros também turbo. Ao todo, foram 99 unidades produzidas e uma delas está anunciada no nosso site. Mas não se engane pela cara de original, pois o #AchadoWebMotors desta semana tem um tempero especial.
O motor VR6 foi desenvolvido pela Volkswagen para juntar as qualidades de um seis cilindros com o tamanho compacto de um quatro cilindros. Assim, o bloco foi construído como um V6, porém o angulo das bancadas é de apenas 15°, fazendo com que ele fique com tamanho próximo de um quatro cilindros. Ele começou a ser usado no Corrado e no Passat B3, terceira geração, no início da década de 90.
No Golf ele só aparaceu na terceira geração, e na GTI o VR6 era uma evolução do primeiro bloco. O 2.8 do Golf produzido aqui tinha 24 válvulas com comando duplo, possível claro, por conta da proximidade das bancadas de cilindros. O motor produzia 204 cv e ia até os 100 km/h em 7,7 s, apenas 0,1 s a menos que o GTI com motor 1.8. A velocidade no então caia de 227 km/h para 209 km/h.
As 99 unidades são de duas portas – embora uma lenda diga que a última foi feita com quatro para o então diretor da fábrica Tomas Schmall, hoje CEO da VW Brasil. O número de série do nosso VR6 é 91 e o tempero dele é todo especial.
Com cerca de 300 cv aferidos em dinamometro, a aparência original do nosso Golf, esconde uma preparação completa perfeita para se divertir todo dia ou na pista nos fins de semana.
O motor foi reprogramado com chip de potência e a turbina agora é .50 roletada da CX Racing rodando com 0,6 kg de pressão. Todo o sistema de alimentação foi redimensionado para suprir a maior queima do motor, que depois da preparação só usa etanol . O escape é todo em cano de 3 polegadas e os freios agora recebem kit com discos dianteiros de 334 mm – conjunto do Golf R32 – e na traseira os discos são da PowerBrakes com 300 mml.
Com todos esses upgrades, o carro é anunciado por R$ 47 mil, ainda abaixo do preço médio do modelo no nosso site. Com 72 mil km rodados, ele ainda tem muito asfalto pra devorar com o ronco característico do VR6.
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