Golfinho, raposa, touro e outros carros "animais"

A chegada do BYD Dolphin nos inspirou a fazer uma lista com cinco modelos cujos nomes são inspirados na natureza

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Golfinho, raposa, touro e outros carros "animais"
Lucas Cardoso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

As fabricantes de automóveis vez ou outra se inspiram na natureza para decidir o nome dos seus carros. Em vez de siglas ou nomes confusos baseados em conceitos, entra em cena a referência ao mundo animal.

Na semana passada, por exemplo, a BYD apresentou por aqui o seu hatchback elétrico, o Dolphin, que significa "golfinho" em inglês. Além dele, uma série de outros modelos já usaram a mesma estratégia.

Relembre cinco exemplares do "mundo animal" das quatro rodas:

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

1 - Volkswagen Fusca (Beetle)

Fusca F1
O Fusca também é conhecido popularmente como "besouro" aqui no Brasil e no exterior
Crédito: Reprodução
toggle button

Esse é um ícone, tido como um dos mais conhecidos e também dos mais queridos. Não tinha jeito, o Fusca tinha de ser o primeiro carro dessa nossa lista. Apesar de o nome, mesmo,  não ter relação com nenhum animal, o modelo é chamado em alguns países de língua americana de Beetle, que significa "besouro". As formas do animal, que tem a carapaça curvada e resistente, lembram mesmo as curvas e características do sedã. Por aqui, o Fusca não teve nome diretamente ligado ao mundo animal, mas ganhou apelidos carinhosos como "besuro", "baratinha" e "joaninha".

2 - Ford Corcel (cavalo)

Ford Corcel F2
O Ford Corcel não tinha exatamente o desempenho de um cavalo babo, mas durou bastante: foi produzido no Brasil de 1968 a 1986
Crédito: Reprodução
toggle button

O Ford Corcel recebeu seu nome em homenagem a uma raça de cavalos selvagens bem conhecida nos Estados Unidos. De acordo com a marca, a escolha tinha como objetivo associar o veículo com o vigor físico e a velocidade do animal. O modelo foi produzido por aqui entre 1968 e 1986, teve duas gerações e versões diversas, além de ter sido base de uma picape (Pampa) e de uma perua (Belina).

3- Volkswagen Fox (raposa)

Fox F3
O nome "Fox" foi dado ao compacto, mas antes já havia batizado o Voyage vendido nos Estados Unidos
Crédito: Divulgação
toggle button

A Volkswagen claramente é uma das marcas que gosta de trazer nomes de animais como inspiração para os seus carros. O Fox (raposa, em inglês) foi um dos modelos de maior sucesso no início dos anos 2000. Segundo os engenheiros da VW Brasil, responsável pelo projeto, seu nome foi pensado justamente por incorporar características de velocidade, agilidade, porte compacto e beleza. Aliás, o nome já havia sido usado pela Volkswagen nos Estados Unidos, durante a década de 80, para se referir ao Voyage.

4 - Fiat Toro (touro)

Fiat Toro Ranch Td350 4014 1 Scaled
A Fiat Toro foi lançada no mercado brasileiro em 2016
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

A Fiat escolheu o Touro, um animal forte e considerado bravo, para dar nome a sua picape intermediária. Lançada em 2016 no Brasil, a Toro ("touro" em italiano) surgiu para ficar acima da compacta Strada - e é montada sobre a mesma plataforma do Jeep Renegade. Em algum momento, inclusive, a marca italiana tentou trocar o gênero da Toro para o masculino, seguindo o que o nome do animal sugere. Mas isso não colou muito.

5 - Dolphin (golfinho)

Byd Dolphin (4)
O BYD Dolphin chega como um dos elétricos mais baratos do Brasil
Crédito: Divulgação
toggle button

O hatch da chinesa BYD Dolphin ("golfinho", em inglês) foi lançado na última semana para movimentar o mercado de elétricos. Seu nome, segundo a fabricante, foi pensado pela marca em alinhamento com a "estética marinha" proposta pela fabricante, que já usada em outros modelos da marca. As linhas fluidas, as cores do carro e outras referências foram trazidas para associá-lo ao animal.

 

Comentários