Volkswagen discute produção da Tarok na Argentina

Governo do país vizinho se reuniu com executivos da VW para debater investimentos e picape compacta-média esta na pauta

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Volkswagen discute produção da Tarok na Argentina
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Executivos da Volkswagen se reuniram com membros do governo argentino para discutir um novo plano de investimentos para a possível produção de um (ou mais) novo modelo no país. Segundo o site Parabrisas, o encontro contou com as presenças de Pablo Di Si, presidente da Volkswagen na América Latina, e Thomas Owianski, CEO da empresa na Argentina. O modelo na pauta da Volkswagen, segundo a imprensa especializada, é a picape Tarok.

Nova Volkswagen Amarok será baseada na nova geração da Ford Ranger
Crédito: Divulgação
toggle button

Do lado do governo argentino, Matías Kulfas, ministro de Desenvolvimento Produtivo, confirmou que a Volkswagen está investindo e crescendo na Argentina. Discutimos projetos de investimento, que estão amadurecendo e, possivelmente, haverá anúncios importantes para o país, a Volkswagen e toda a cadeia automotiva”.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Recentemente, a Volkswagen investiu US$ 650 milhões para a modernização da fábrica de General Pacheco. O plano inicial previa a produção da picape compacta-média Tarok, mas a empresa acabou destinando o aporte à fabricação do SUV médio Taos. Mais US$ 150 milhões foram investidos na atualização da fábrica de transmissões em Córdoba, que exporta componentes para outros mercados.

Sem dar detalhes sobre o encontro, Di Si afirmou que a Volkswagen tem conversado com o governo argentino para fazer um possível anúncio, que está próximo de ser concluído, para continuar com investimentos em mão de obra e inovações no país.

Nova picape a caminho

Atualmente, a Volks também produz na Argentina a primeira geração da picape média Amarok, que está chegando ao fim do seu ciclo. A nova geração, que será baseada na nova Ford Ranger, corre o risco de não ser fabricada no país vizinho, uma vez que a empresa pretende concentrar a produção na África do Sul a partir deste ano.

Tarok já foi registrada no INPI e deveria chegar esse ano, mas deve ficar para 2023
Crédito: Mario Villaescusa/WM1
toggle button

Caso a nova Amarok não seja feita na Argentina, o modelo mais provável a ocupar o seu lugar na fábrica de General Pacheco deverá ser a picape compacta-média Tarok. Menor que o modelo médio, a Tarok é construída com a estrutura monobloco feita a partir da plataforma do Taos.

Volkswagen Tarok é baseada na plataforma MQB-A1, a mesma do SUV Taos
Crédito: Mario Villaescusa / WM1
toggle button

A picape novata da marca alemã, aliás, foi mostrada na forma de conceito na última edição do Salão do Automóvel de São Paulo, em 2018. Na época, a motorização cotada para o modelo era 1.4 TSI de 150 cv, também usada pelo Taos. E a Volkswagen Tarok também já teve sua patentes registradas por aqui no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)

Se for, de fato, produzida na Argentina, a Tarok atuará no segmento atualmente dominado pela Fiat Toro, mas que já começa a ganhar novas concorrentes: Ford Maverick, Renault Oroch reestilizada e a nova Chevrolet Montana.

Comentários