Executivos da Volkswagen se reuniram com membros do governo argentino para discutir um novo plano de investimentos para a possível produção de um (ou mais) novo modelo no país. Segundo o site Parabrisas, o encontro contou com as presenças de Pablo Di Si, presidente da Volkswagen na América Latina, e Thomas Owianski, CEO da empresa na Argentina. O modelo na pauta da Volkswagen, segundo a imprensa especializada, é a picape Tarok.
Do lado do governo argentino, Matías Kulfas, ministro de Desenvolvimento Produtivo, confirmou que “a Volkswagen está investindo e crescendo na Argentina. Discutimos projetos de investimento, que estão amadurecendo e, possivelmente, haverá anúncios importantes para o país, a Volkswagen e toda a cadeia automotiva”.
Recentemente, a Volkswagen investiu US$ 650 milhões para a modernização da fábrica de General Pacheco. O plano inicial previa a produção da picape compacta-média Tarok, mas a empresa acabou destinando o aporte à fabricação do SUV médio Taos. Mais US$ 150 milhões foram investidos na atualização da fábrica de transmissões em Córdoba, que exporta componentes para outros mercados.
Sem dar detalhes sobre o encontro, Di Si afirmou que a Volkswagen tem conversado com o governo argentino para fazer um possível anúncio, que está próximo de ser concluído, para continuar com investimentos em mão de obra e inovações no país.
Atualmente, a Volks também produz na Argentina a primeira geração da picape média Amarok, que está chegando ao fim do seu ciclo. A nova geração, que será baseada na nova Ford Ranger, corre o risco de não ser fabricada no país vizinho, uma vez que a empresa pretende concentrar a produção na África do Sul a partir deste ano.
Caso a nova Amarok não seja feita na Argentina, o modelo mais provável a ocupar o seu lugar na fábrica de General Pacheco deverá ser a picape compacta-média Tarok. Menor que o modelo médio, a Tarok é construída com a estrutura monobloco feita a partir da plataforma do Taos.
A picape novata da marca alemã, aliás, foi mostrada na forma de conceito na última edição do Salão do Automóvel de São Paulo, em 2018. Na época, a motorização cotada para o modelo era 1.4 TSI de 150 cv, também usada pelo Taos. E a Volkswagen Tarok também já teve sua patentes registradas por aqui no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)
Se for, de fato, produzida na Argentina, a Tarok atuará no segmento atualmente dominado pela Fiat Toro, mas que já começa a ganhar novas concorrentes: Ford Maverick, Renault Oroch reestilizada e a nova Chevrolet Montana.