Prestes a iniciar a produção de carros eletrificados no Brasil, a Great Wall Motors (GWM) anunciou que criará uma rede com 100 pontos de recarga para veículos elétricos e híbridos plug-in nas principais cidades do estado de São Paulo – a fábrica da empresa fica em Iracemápolis, no interior paulista.
“Estamos muito animados com a receptividade e o apoio do Governo do Estado de São Paulo com o nosso projeto, o que nos motiva a procurar novos aspectos de cooperação e de inovação em comum”, disse Koma Li, COO da GWM no Brasil.
O projeto, que terá a parceria de startups e fornecedores, permitirá impulsionar a expansão da mobilidade elétrica no Brasil, segundo a GWM. No processo serão cadastradas e capacitadas empresas que poderão colaborar no desenvolvimento de tecnologias baseadas em energia limpa, renovável e de baixo custo para reduzir as emissões de carbono da frota nacional de veículos.
A rede de recarga da GWM será preferencialmente abastecida com energia limpa, com a utilização de painéis fotovoltaicos que transformam a energia solar em eletricidade.
Após a implantação do projeto em São Paulo, está prevista a inauguração de eletropontos de recarga em outros estados brasileiros. De acordo com a GWM, a criação dessa rede será feita por meio de parcerias com empresas locais ou por operação da própria fabricante chinesa.
"À medida que a Great Wall Motors desenvolve seu projeto de instalação no Brasil, agregamos novos aspectos que garantirão o sucesso dos nossos produtos e da nossa marca. A desmistificação da eletromobilidade é essencial para apoiar os consumidores na decisão de mudar para um novo paradigma de propulsão. É nesse sentido que se encaixa o projeto de aumentar os pontos de carregamento para veículos eletrificados", explicou Pedro Bentancourt, CRO da empresa.
Os eletropontos serão instalados preferencialmente nas futuras concessionárias Great Wall, onde o abastecimento será gratuito para veículos elétricos e híbridos plug-in de qualquer modelo e marca. A empresa chinesa também prevê a instalação de pontos de recarga em locais de grande circulação, como estacionamentos de shoppings e supermercados.
A GWM é a maior fabricante chinesa de automóveis de capital totalmente privado. A empresa anunciou recentemente que investirá mais de R$ 10 bilhões no Brasil nos próximos dez anos para produzir SUVs e picapes elétricos e híbridos em Iracemápolis (SP), na fábrica que pertenceu à Mercedes-Benz até o ano passado. A previsão inicial é fabricar cerca de 100 mil veículos por ano até 2025.