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Great Wall apresenta suas armas tecnológicas

Fabricante chinesa revelou, nesta quinta-feira, alguns dos recursos do Haval H6, seu primeiro carro em solo brasileiro

por Marcelo Monegato

Tecnologia e conectividade. Essas serão as palavras que vão pautar a Great Wall Motors (GWM) no mercado brasileiro, pelo menos neste início de caminhada. A marca de origem chinesa, que já comprou a fábrica que pertencia à Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), apresentou nesta quinta-feira os primeiros recursos high-tech que estarão no Haval H6, o primeiro carro que será comercializado no Brasil.
Entre as novidades está a utilização da tecnologia Over The Air (OTA) para correção, atualização e melhorias dos sistemas dos carros eletrificados da GWM. Totalmente gratuita, essa tecnologia é a mesma usadas para a atualização dos telefones celulares.

Um recurso que estará presente nos carros da GWM é a câmera com reconhecimento facial do condutor (o sistema tem capacidade para armazenar até cinco perfis). Ao reconhecer o rosto de quem está ao volante, o carro se adapta completamente aos ajustes feitos pelo motorista para sua maior comodidade, como ajuste de som, luminosidade das telas, travamento das portas, temporizador dos faróis e ajuste de head-up display, e faz automaticamente os logins dos aplicativos nativos que estão instalados na central de entretenimento.
A câmera monitora 100% do tempo se o condutor está sem foco no tráfego, avaliando o ângulo da cabeça e a atenção dos olhos do motorista.
"Quando a inteligência da câmera indica que o motorista está distraído, é emitido um sinal sonoro, por voz, que está na hora de voltar a prestar atenção no trânsito", explicou Guilherme Teles, Head de Planejamento de Produto da GWM.

Câmera de reconhecimento facial

A câmera também é responsável por detectar eventual fadiga, considerado um passo além da desatenção. Neste caso, o sistema detecta, por exemplo, o bocejo do motorista ou mesmo se ele dá aquela famosa "pescada" - e então recomenda que seja feita uma pausa. Também são avaliadas as respostas do condutor no volante, no acelerador e também nas frenagens – isso acima de 65 km/h e após 15 minutos dirigindo.

Head-up display

O Haval H6, SUV que vai marcar a estreia da fabricante em solo brasileiro, também terá de série o head-up display, sistema já conhecido do consumidor brasileiro, que projeta no para-brisa diversas informações do veículo, evitando que o motorista perca o foco na estrada ao olhar para o painel de instrumentos ou para as informações de navegação na tela da central multimídia, por exemplo. Esse recurso pode ser customizado e é adequado ao gosto do motorista assim que a câmera de reconhecimento facial detecta quem está ao volante.

Tecnlogias semiautônomas

Com relação às tecnologias semiautônomas da GWM, Teles detalhou que o veículo é equipado com 14 radares e cinco câmeras (quatro delas full-HD) que monitoram o carro permanentemente. Elas oferecem uma visão 360 do carro, Além disso, o H6 também tem frenagem autônoma de emergência para pedestres e ciclistas, detector de tráfego cruzado com frenagem automática de emergência, monitoramento de veículo no ponto cego, e assistentes de estacionamento e de permanência em faixa.
Vale destacar alguns recursos diferentes, como o alerta de abertura de portas, que avisa o motorista ou os passageiros que estão saindo do carro se um carro ou uma bike, por exemplo, está vindo por trás do carro e pode causar um acidente.

ACC com um "plus a mais"

O modelo da GWM será equipado de série com o famoso controle de cruzeiro adaptativo (ACC), que inclui frenagem autônoma de emergência; e sistema Stop&Go, que para completamente o carro caso o veículo à frente pare em um farol, por exemplo; e ainda uma função não encontrada nos carros brasileiros com essa tecnologia  - chamada Smart Cornering, que faz uma análise da curva à frente, quando o ACC está ligado, e calcula se na velocidade determinada pelo motorista o veículo fará a trajetória com segurança. Caso a análise seja negativa, o sistema reduz automaticamente a velocidade do GWM.

Comodidades

Agora pulando para o interior, os veículos GWM terão central multimídia desenvolvida para o mercado brasileiro. Por isso, serão totalmente em português. A tela full-HD antirreflexo sensível ao toque terá 12,3 polegadas e não deixa a marca dos dedos. O sistema permite conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem necessidade de cabo. O carregamento do smartphone por indução também é item de série, assim como cinco portas USB (todas são recarregáveis e duas permitem conexão com a central).
Fechando o pacote, os carros da Great Wall terão um aplicativo para smartphone que conectará o motorista com o veículo, e permitirá que ele atue sobre o veículo ou mesmo confira uma série de informações sobre o modelo - como verificar se portas, porta-malas ou mesmo o teto-solar estão abertos. O mesmo App poderá enviar alertas de movimentação do veículo e de nível baixo da bateria, entre outros.

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