No Brasil, quem estiver interessado em comprar um Up com pegada mais esportiva tem como opção a versão Pepper, que traz o esperto motor 1.0 TSI de 105 cv de potência e 16,9 kgf.m de torque disponível para outras configurações do subcompacto. O Pepper diferencia delas somente na parte visual, com direito a rodas de liga leve de 15 polegadas, teto sempre pintado de preto e interior com acabamento escurecido.
Enquanto nós brasileiros temos de nos contentar apenas com um Up "esportivado", na Europa os clientes da Volkswagen têm à disposição uma versão realmente esportiva do hatch: a GTI, que foi exibida em setembro no Salão de Frankfurt, na Alemanha, e acaba de ser lançada no mercado europeu com preço incial de 16.975 euros ou cerca de R$ 65,2 mil na conversão direta - contra R$ 58.090 cobrados aqui pelo Up Pepper.
O Up GTI, que traz a sigla famosa que estreou há mais de 40 anos com o Golf e hoje também nomeia a opção mais potente do novo Polo (esta, também indisponível para os brasileiros), tem embaixo do capô o mesmo motor 1.0 TSI turbo, porém ajustado para render mais: 115 cv e 20,4 kgf.m, mesmo torque disponível no novo Polo e também no Golf com a mesma motorização vendidos aqui. A transmissão da novidade é manual de seis marchas, contra cinco no Up TSI produzido no Brasil.
Além de mais potente e "torcudo" que o nosso Pepper, o GTI traz suspensões 1,5 cm mais baixas, graças aos pneus esportivos de perfil mais baixo, calçando rodas de liga leve de 17 polegadas para deixar o visual mais agressivo.
Com esse conjunto, a Volks afirma que o GTI é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em apenas 8,8 segundos e de atingir velocidade máxima de 197 km/h - o bom desempenho também é auxiliado pelo baixo peso, de apenas 997 kg. A título de comparação, o Up Pepper faz o mesmo em 9,3 segundos, com etanol no tanque, e atinge a máxima de 183 km/h.
Disponível exclusivamente com carroceria de duas portas, que não é mais oferecida no Brasil para o subcompacto da VW, o Up GTI também conta com detalhes como faixa vermelha e logotipo da versão na grade, faixa vermelha e spoiler na tampa traseira, faixas decorativas pretas na parte inferior das laterais e teto e capa dos retrovisores com acabamento preto brilhante.
A cabine, por sua vez, conta com os icônicos bancos com revestimento xadrez, que estrearam no Golf GTI original nos anos 70, volante esportivo com base achatada e parte central do painel e outros detalhes na cor vermelha.