A GWM deverá começar a produzir seus carros no Brasil em maio de 2024. Pelo menos é o que informou Marcio de Lima Leite, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), durante a coletiva de imprensa da entidade. Ainda segundo ele, a previsão inicial era de que a produção de veículos da GWM começaria em março do ano que vem.
Vale lembrar que a GWM, hoje, já tem uma fábrica praticamente pronta para começar a produzir no país, localizada em Iracemápolis (SP) - a mesma que já foi da Mercedes-Benz. A marca chinesa comercializa no Brasil os modelos 100% elétricos Ora 03 e Ora 03 GT, além dos SUVs híbridos Haval H6 HEV, Haval H6 PHEV e Haval H6 GT PHEV.
Além de anunciar o ínicio da produção da GWM no Brasil, o presidente da Anfavea comentou também sobre a BYD, que recentemente adquiriu o complexo industrial de Camaçari (BA), que já foi da Ford, e deve iniciar a produção nacional em dezembro de 2024.
Quando questionado sobre a possibilidade de GWM e BYD se tornarem associadas da Anfavea, Márcio de Lima Leite afirmou que ambas podem fazer parte da entidade após o início de produção nas linhas de montagem nacionais. Segundo ele, este "é um movimento natural, e as marcas serão muito bem-vindas".