Harley-Davidson: as primeiras imagens das CVO 2023

Fotos mostram o novo design e detalhes dos modelos Street Glide e Road Glide da divisão de preparação. Polêmica à vista!

  1. Home
  2. Motos
  3. Harley-Davidson: as primeiras imagens das CVO 2023
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Apenas um dia depois de ter fotos vazadas na Austrália, conforme mostramos aqui no WM1 ontem (25/4), o novo visual de dois modelos da linha Harley-Davidson CVO 2023 - Street Glide e Road Glide - agora surge oficialmente pela própria fabricante. E o design repaginado das duas promete gerar polêmica...

A Street Glide sempre foi um modelo com linhas bem particulares, que misturam elementos das clássicas softail com o estilo bagger - frente relativamente alta, carenagem "batwing" na frente e bolsas laterais rígidas na traseira proporcionalmente baixa e sem encosto de garupa.

Harley Davidson Street Glide E Road Glide Cvo 2023 (1)
A novas Harley-Davidson Street Glide e Road Glide CVO 2023 deslizam na estrada em vídeo da marca
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Já a Road Glide é uma touring que nasceu nos anos 80, fez algum sucesso na época e foi descontinuada. Relançada nos anos 2000, fez surpreendente sucesso e voltou a ser uma das motos mais cobiçadas da marca - inclusive no Brasil, onde reveza a liderança nas vendas com a Ultra Limited.

Pois bem, o visual que agradava nas duas foi bem modificado. E agora, o que dirão os harleyos mais conservadores? Vamos às novidades.

Street Glide CVO 2023

No design, formas mais retas e quadradas - inclusive no farol - substituem o design sempre sinuoso e cheio de curvas da moto. A identidade da moto está lá, preservada: é uma custom imponente, com carenagem parcial dianteira e baús rígidos atrás - as características particulares da Street Glide em qualquer versão.

Mas a carenagem "batwing" passou a ter linhas mais retas, piscas embutidos e um pequeno para-brisa fumê. São modernidades que podem levar os harleyros mais tradicionalistas a torcer o nariz. Além disso, o para-lama dianteiro ganhou novo formato, com certa proeminência na parte dianteira, e o tanque ainda tem a forma de gota mas parece mais curto.

Harley Davidson Street Glide E Road Glide Cvo 2023 (4)
A Harley Davidson Street Glide CVO 2023: farol, carenagem, para-lama, rodas e muitas outras novidades
Crédito: Divulgação
toggle button

As tampas laterais, por sua vez, ficaram menores, enquanto o mata-cachorro ficou mais estreito na altura e as rodas agora têm raios que pegam nas extremidades externas dos aros. De resto, nada muito surpreendente: os baús têm linhas também retas, o banco tem duas alturas e a rabeta com lanternas verticais não são exatamente novidade. Aliás, o vídeo-teaser permitiu ver que as lentes traseiras, agora, parecem dois colchetes. Até que ficaram legais!

Oferta Relacionada: Marca:HARLEY-DAVIDSON Modelo:CVO-STREET-GLIDE

A moto ainda tem iluminação full-LED, como seria de se esperar, som com dois alto-falantes Boom! Box GTS, tela multimídia, freios Brembo com disco duplo na frente e simples atrás e suspensão dianteira Showa com garfos invertidos e dois escapes, um de cada lado.

Novidade mais interessante, mesmo, é a nova capacidade cúbica do motor, revelada pelo número "121" que aparece na tampa do filtro de ar. É um óbvio indicador de que o motor, agora, tem o equivalente 1.982 cm³ e variador de fase na admissão - mas ainda é da família Milwaukee-Eight. Segundo a Harley-Davidson, a Street Glide e também a Road Glide também ganharam novas suspensões e novo sistema mutimídia (ainda sem detalhes destes componentes).

Road Glide CVO 2023

A Road Glide nasceu em 1979 com o nome de Tour Glide. Já veio ao mundo com a carenagem dianteira parcial e fixa (que não gira para os lados junto com o guidom), com dois faróis e toda diferentona. Sofreu as pequenas mudanças habituais que o tempo manda até sair de linha, em 1996, entristecendo uma legião de fãs.

Mas foi por pouco tempo: em 1998, o modelo voltou à cena, rebatizado de Road Glide. E, desde então, ganhou aprimoramentos e versões. O suprassumo sempre foi a versão customizada pela CVO, a divisão oficial de fuçadores da Harley-Davidson.

Na Road Glide CVO a mudança mais evidente aparece no conjunto de carenagem e farol dianteiros. Tradicionalmente um grade atrativo da moto, o "nariz de tubarão" agora até justifica mais o apelido. Mas será que vai agradar aos harleyros mais conservadores?

Harley Davidson Street Glide E Road Glide Cvo 2023 (3)
Na Road Glide CVO, o maior desafio foi manter o estilo icônico do "nariz de tubarão" da carenagem frontal
Crédito: Divulgação
toggle button

Sai o conjunto ótico com dois faróis lado a lado, que lembravam os de uma Volkswagen Variant dos anos 70 ou o robô Bender, do desenho animado Futurama, e entra um novo farol com aparência moderna, iluminação full-LED e com o que parecem ser luzes de rodagem diurnas e piscas incorporados ao conjunto, nos cantos superiores.

Quem curte evoluções e modernidades provavelmente vai gostar. Mas nem sempre esse é o caso dos compradores de Harley-Davidson. Outras novidades visuais são os pequenos defletores de ar na parte traseira das laterais da carenagem frontal e o tanque com novo formato (ainda em gota, mas aparentemente mais "curto").

Nesta imagem revelada pela H-D, também podemos ver que a Road Glide ganhou novas rodas com raios presos na parte mais externa dos aros, assim como a Street Glide. Lá atrás, as lanternas também são iguais à da Street Glide, em forma de colchetes. Por fim, o motor também é o mesmo "121 cubic inches".

Confira o vídeo-teaser das novas CVO 2023:

A Harley-Davidson promete mais informações sobre as motos no início de junho, mês em que completará 120 anos de existência com o tradicional salseiro de aniversário na cidade de Milwaukee, no Winsconsin, Estados Unidos - sua terra natal. Enquanto isso, os executivos da marca se mostram otimistas com a receptividade às mudanças um tanto radicais.

"Com a introdução das totalmente novas Street Glide e Road Glide CVO, nós reimaginamos completamente dois dois maiores ícones da Harley-Davidson e redefinimos os limites da CVO no processo", disse Jochen Zeitz, chairman, presidente e CEO da Harley-Davidson.

Harley Davidson Street Glide E Road Glide Cvo 2023 (4)
Na traseira das duas CVO 2023 sobressaem as lanternas em formato de colchetes
Crédito: Divulgação
toggle button

Sempre otimista, o chefão da marca afirmou, ainda, que "ao repensarmos esses dois modelos desde o início, inauguramos uma nova era de inovação, design, engenharia e tecnologia, enquanto expandimos a definição de Harley-Davidson CVO e levamos a experiência das motos Grand American Touring a outro nível"

Já para Brad Richards, vice-presidente de design e diretor de criação da Harley-Davidson, "esses designs totalmente novos e inquestionáveis ​​da Harley-Davidson trazem um fluxo coeso e dinâmico dos para-lamas dianteiros aos alforjes. Alcançam um maior grau de mudança visual do que qualquer geração anterior, são revolucionários na arte histórica da evolução e visam incutir uma sensação de desejo atemporal".

Será que os fãs, os admiradores e os harleyros mais conservadores vão concordar com Zeitz e Richards? O tempo dirá.

Comentários