A outra metade do ano ainda reserva mais novidades no mercado automotivo. Depois dos SUVs e das picapes prometidos para o segundo semestre que você conferiu aqui no WM1, agora é a vez de sabermos dos hatches e sedãs que vêm por aí em 2021.
E apesar de ambos os segmentos encolheram nos últimos tempos, ainda há expectativa para boas estreias. Desde produtos inéditos, até novas versões e remodelações. Confira os hatches e sedãs que vêm por aí em 2021.
A segunda geração da linha A3 até entrou em pré-venda já. Tanto o hatch (Sportback), quanto o Sedan chegam entre setembro e outubro com novos faróis Full LED e tradicional grade Singleframe na dianteira. Os modelos mantêm o motor 2.0 TFSI de 190 cv e 32,6 kgf.m com câmbio automatizado S Tronic de dupla embreagem e sete marchas.
Entre os equipamentos, central multimídia com tela de 12,3”, teto solar elétrico, rodas Audi Sport de 18”, seis airbags, sistema de direção dinâmica progressiva, ar-condicionado de duas zonas e carregamento de celular por indução. O A3 Sportback e Sedan custam o mesmo: R$ 284.990 na versão única Performance Black.
A Citroën finalmente terá um outro carro em suas concessionárias que não seja o C4 Cactus. Em outubro, a marca francesa lança a nova geração do C3 como um hatch altinho (tipo Sandero, Fox etc) e baseado em um projeto indiano. O modelo já foi flagrado camuflado em testes aqui no Brasil. A plataforma usada pelo carro na fábrica de Porto Real (RJ) é uma versão simplificada da CMP do novo Peugeot 208.
O modelo manterá o mesmo motor 1.6 16V de 118/115 cv do seu antecessor - que deixou de ser fabricado desde o ano passado. Esse novo C3 dará origem, no ano que vem, a um SUV menor que o Cactus e a um sedã.
O hatch e sedã compactos da Fiat vão ganhar, enfim, um novo câmbio automático entre novembro e dezembro. A caixa continuamente variável CVT, que estreará no SUV Pulse e na picape Strada, equipará a linha 2022 de Argo e Cronos.
A transmissão vai trabalhar inicialmente somente com o motor 1.3 Firefly de 109/101 cv das duas linhas. A chegada do turbo 1.0 de até 130 cv nos dois carros ficará para o ano que vem. Nesta virada ano/modelo, Argo e Cronos perderão a topo de linha HGT com motor 1.8 e caixa automática de seis marchas - o hatch também se despede da Trekking 1.8, e a versão aventureira voltará a ter apenas opção 1.3, agora com CVT.
O sedã compacto é um dos lançamentos mais aguardados para o segundo semestre. A terceira geração do City já roda em mercados asiáticos - e em testes por aqui - e será apresentada no Brasil em outubro. O modelo da marca japonesa ficou maior e promete acabamento mais sofisticado do que o os seus antecessores.
O novo City usará motor 1.5 16V e terá apenas opção com câmbio CVT. Esse propulsor também será produzido no Brasil e deverá ter potência na casa dos 130 cv e torque de 18 kgf.m. No início de 2022, será a vez da linha City estrear sua inédita - no nosso mercado - variante hatch, que vai substituir o Fit - o monovolume ganhou nova geração lá fora, mas não virá para cá.
O subcompacto vai ganhar sua primeira reestilização no Brasil em dezembro com sua linha 2022. O modelo deve seguir o padrão de mudanças adotados no Kwid indiano, com novo para-choques e faróis retilíneos integrados à grade.
Na cabine, há promessa de novos revestimentos do painel e bancos, além de quadro de instrumentos eletrônico para os modelos topo de linha. No conjunto mecânico, seguirá com o 1.0 três-cilindros.
Há uma expectativa de que a gama compacta da Toyota passe por uma reestilização ainda este ano, apesar de a marca já ter lançado a linha 2022 do hatch e do sedã. De qualquer forma, o modelo já tem patentes registradas no INPI e, entre dezembro de 2021 e o primeiro trimestre de 2022, vai adotar seu face-lift, inspirado no modelo asiático.
Os faróis ficaram mais angulosos, enquanto a grade é nova, o que lhe confere um visual que remete ao Corolla. O para-choques também será remodelado. Na mecânica, nada muda: a linha Yaris manterá o motor 1.5 16V sempre com câmbio automático CVT.
Outro que já mudou lá fora e que está em contagem regressiva para receber as mudanças é o compacto da marca alemã. Apresentado na Europa em abril, o hatch ganhou novo conjunto óptico bastante horizontalizado como de costume nos Volkswagens. A grade retilínea traz uma barra de LEDs tal qual visto no SUV médio. O estilo do Polo 2022 lembrará a oitava geração do Golf.
A linha terá apenas os motores 1.6 e 1.0 TSI - além da 1.4 do esportiva GTS. Isso porque o atual Polo continuará em linha com desenho “antigo”, em uma versão chamada Track e com o 1.0 aspirado para ser a porta de entrada da gama no Mercosul.