Lançado em 2012 como um produto exclusivo para o Brasil, o Hyundai HB20 acabou ganhando também outros mercados latinos. Curiosamente, não era vendido na Argentina, o principal mercado comprador de carros brasileiros. Mas isso acaba de mudar, já que o país vizinho receberá em breve o primeiro lote do compacto feito em Piracicaba (SP).
O lançamento oficial do HB20 na Argentina será em dezembro. Por lá, o modelo será comercializado, inicialmente, apenas na carroceria hatch e com opção de câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas.
Já o motor será exclusivo: um 1.6 aspirado. É o mesmo propulsor que era oferecido até 2021 no mercado brasileiro, porém calibrado apenas para gasolina e capaz de desenvolver 123 cv e potência e 15,5 kgf.m de torque.
Em outubro, o modelo somou 10.795 unidades e foi o segundo hatch mais vendido do mercado brasileiro, atrás apenas do Volkswagen Polo. Já no acumulado do ano até outubro, o modelo somou 74.786 emplacamentos, ficando atrás apenas do concorrente da marca alemã e do Chevrolet Onix.
Desde o lançamento da primeira geração do HB20, já foram produzidas mais de 1,7 milhão de unidades, das quais 95% foram destinadas ao mercado nacional. Além do Brasil e - em breve - da Argentina, o compacto da Hyundai já é comercializado na Colômbia, México, Paraguai e Uruguai.