A Lecar, marca brasileira que busca entrar no mercado automotivo, abriu a lista de espera para o seu primeiro carro, o 459 Híbrido. Anunciado por R$ 147.900, o crossover tem dois motores com 165 cv de potência e promete mil quilômetros de autonomia combinada.
O modelo nacional será produzido a partir de 2026 na cidade de Sooretama, no Espírito Santo, a 119 quilômetros da capital do estado. Segundo o anúncio, o modelo terá carroceria com aços fornecidos pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).
O motor do carro será um 1.0 turbo flex, chamado de HR08DT, da Horse, que é uma joint-venture da Renault com a Geely. Essa unidade rende, sozinha, 122 cv de potência. Já o motor elétrico será da Hepu-Power e terá capacidade para entregar até 163 cv de potência e 26,3 kgf.m de torque.
Para alimentar o sistema, o 459 Híbrido terá um gerador da WEG e uma bateria da Winston, esta com capacidade de 18,4 kWh. O conjunto promete resultar em uma autonomia de 100 quilômetros somente no modo elétrico e de mil quilômetros no consumo total. O tanque do modelo tem 35 litros, e o consumo prometido é de 28,5 km/l.
Na página dedicada ao carro, a marca reforçou que a autonomia do modelo será o suficiente para cobrir trajetos como de São Paulo para Vitória, no Espírito Santo, (949 quilômetros) sem parar. Ou ir de Porto Alegre a Curitiba (712 quilômetros).
Além de econômico, o híbrido flex também deverá ter bom desempenho. A promessa da marca é que o 459 Híbrido acelere de zero a 100 km/h em 10,9 segundos. A transmissão será integrada ao motor elétrico e tem relação constante.
O modelo ainda terá freios a disco nas quatro rodas, sendo os dianteiros ventilados e os traseiros sólidos. Direção elétrica, suspensões independentes nas quatro rodas e rodas de liga leve com 18 polegadas complementam as especificações básicas.
A Lecar promete que o 459 terá alerta de permanência em faixa, controle de velocidade adaptativo, assistente de frenagem de emergência, alerta de ponto cego e assistente de direção semi-autônoma com detecção de pedestres e carros.
Na página de pré-venda do modelo, a Lecar informa ainda as medidas do 459 Híbrido. O cinco lugares terá 4,35 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,52 m de altura e bons 2,70 m de entre-eixos. O porta-malas também será bem espaçoso: 530 litros.
Anuncie seu carro usado na Webmotors: é só clicar aqui!
O anúncio da Lecar traz ainda detalhes sobre como será a fábrica construída no Espírito Santo. A linha de montagem ficará num espaço de 460 mil metros quadrados às margens da BR-101. A capacidade de produção da planta será de 120 mil carros por ano a partir de 2026. Serão 1.500 funcionários diretos e 3 mil indiretos.