Na linha 2021, a Toyota Hilux e a SW4 ganham aprimoramentos como pacote de assistências de condução e motor tubodiesel mais potente. O novo propulsor 2.8 dará quase 30 cv a mais de potência para os modelos da marca japonesa, que passarão a entregar 204 cv.
A SUV e a picape também tiveram os preços divulgados oficialmente nesta terça-feira (17). Foram confirmadas as informações publicadas pelo WM1 na semana passada. Os reajustes variam entre R$ 3.400 e R$ 14.500, de acordo com a versão.
Na Hilux, a atualização visual foi inspirado na Tacoma, picape média que Toyota vende nos Estados Unidos. As mudanças estão mais concentradas nos faróis, para-choques e lanternas – peças que não demandam alterações nas chapas da carroceria.
As versões mais caras terão iluminação de LED nos faróis e lanternas, além de luz de rodagem diurna e novas rodas de liga leve – de 17 polegadas na Hilux SR e 18 polegadas nas configurações SRV e SRX. Na traseira, a mudança será no arranjo de luzes da lanterna, agora formado por filamentos de LED.
Todas as versões de cabine dupla passam a ser equipadas de série com a nova central multimídia com tela 8 polegadas, TV digital e interface mais moderna com espelhamento de smartphones por meio dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay.
Na variante topo de linha SRX, o equipamento conta com sistema de som da marca JBL com seis alto-falantes, subwoofer e duas caixas acústicas sobre o painel. A versão mais equipada também recebeu bancos dianteiros com ventilação.
Para se igualar às versões mais completas dos principais concorrentes em termos de equipamentos de segurança, Hilux e SW4 SRX passam a contar com o Toyota Safety Sense. O pacote de assistências de condução adiciona alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo e alerta de mudança involuntária de faixa.
Todas as versões de cabine dupla são equipadas de série com sete airbags, enquanto as de cabine simples são dotadas de três bolsas infláveis (duas frontais e uma para os joelhos do motorista).
Já as configurações de cabine simples da Hilux agora saem de fábrica com controles de estabilidade e tração, além do assistente de partida em rampa e luz de frenagem de emergência.
Outra importante novidade é o motor 2.8 turbodiesel aprimorado para entregar 204 cv de potência e 50,9 kgf.m de torque a 2.800 rpm, que mantém a combinação com a transmissão automática de seis marchas e tração 4×4 com reduzida. Anteriormente, esse propulsor gerava 177 cv e 45,9 kgf.m. Nas variantes de cabine simples com câmbio manual, torque foi mantido em 42,8 kgf.m.
O 2.7 flex aspirado manteve os 158/163 cv (gasolina/etanol) e 25 kgf.m, também atrelado à transmissão automática de seis velocidades.