A Honda aproveitou o Salão de Milão 2022, que acontece na Itália e também é conhecido como EICMA, para apresentar algumas novidades para o público. Além de mostrar a recém-lançada Hornet, a marca japonesa mostrou modelos completamente novos.
Como antecipamos aqui em setembro, a Honda anunciou um plano ambicioso para introduzir pelo menos 10 veículos elétricos de duas rodas até o ano de 2025. Como estamos quase em 2023, isso não deixa muito tempo - mas é claro que uma empresa como a Honda não faria um anúncio como esse se não tivesse pelo menos alguns modelos já na manga.
Na última terça-feira (8), a Honda apresentou seu primeiro modelo elétrico de duas rodas para os clientes europeus: o EM1, um scooter totalmente elétrico com 40 quilômetros de autonomia.
Pode não parecer muito, mas para fins de deslocamento urbano, pode ser suficiente, principalmente quando a Honda começar a lançar suas estações de troca de baterias intercambiáveis em mercados onde oferece veículos movidos por suas baterias Mobile Power Pack e:. O objetivo dessas baterias substituíveis e removíveis também é que elas podem ser facilmente trazidas para dentro de casa com os condutores quando chegarem ao seu destino - seja na escola, no trabalho ou em casa.
Nos anos 1970, parecia que cada uma das motos da linha CB de pequena cilindrada da Honda tinha uma parceira da linha CL. As motos CL eram scramblers - essencialmente CBs equipadas com guidão reforçado exclusivo, carroceria exclusiva, tubos de escape montados no alto e pneus nodosos. Da minúscula CL50 à poderosa CL450, essas motos foram projetadas para se divertir dentro e fora da estrada e são bastante populares entre os colecionadores e fãs da Honda dos anos 70 até hoje.
Antes dos anos 1980 a Honda deixou de produzir os modelos CL. Até agora. Isso porque a marca anunciou no EICMA 2022 a primeira scrambler da série CL em quase 50 anos - a nova CL500. Baseada fortemente na Rebel 500, a nova Honda scrambler combina charme retrô com equipamentos e tecnologia modernos.
A nova CL500 é equipada com o confiável motor bicilíndrico paralelo de 471 cm³ refrigerado a água, o mesmo encontrado nas linhas Rebel 500 e CB500. Mas o motor da CL tem mapeamento de combustível diferente e uma nova entrada que dá à moto uma potência reivindicada de 46 cv e 4,4 kgf.m de torque.
Em outubro divulgamos aqui no WM1 que a Honda lançaria uma versão mais preparada para a estrada. Eis que surge a nova CMX1100T Rebel no Salão de Milão.
Esta versão especial é baseada na Rebel 1100 padrão, mas foi criada para um passeio mais relaxado e descontraído, assim como qualquer motocicleta cruiser. Um motor bicilíndrico paralelo de 1.084 cm³ desenvolvido para entregar um torque extremamente forte em baixas e médias rotações dá à moto o poder de cumprir o que promete, pelo menos em teoria.
A Honda CMX1100T Rebel se diferencia pelas características orientadas para a condução de longa distância, como a carenagem dianteira redesenhada que lembra muito as motos da Harley-Davidson, e um par de malas rígidas com dobradiças superiores com capacidade para 35 litros.
Por enquanto, infelizmente, não existe previsão do lançamento dos três modelos pela marca no mercado brasileiro.