A Honda se prepara para lançar neste início de ano o Civic 11ª geração. Agora importado, o modelo voltará reposicionado em uma faixa superior de preço, com motorização híbrida e até - pela primeira vez - a versão esportiva Type R (que já tivemos a oportunidade de testar).
Mas enquanto essa data não chega, bora relembrar quais foram as gerações mais marcantes do Honda Civic no mercado brasileiro? Confira a seguir e comente se você concorda com a nossa seleção.
As gerações mais marcantes do Honda Civic
Quinta geração
O Honda Civic de quinta geração foi o primeiro a chegar oficialmente ao mercado brasileiro. Além da carroceria sedã, foi vendido nas variações cupê, hatch e o curioso conversível Del Sol.Mas, sem dúvidas, o Civic de quinta geração mais marcante no Brasil foi o hatch esportivo VTi, equipado com um motor 1.6 aspirado de 160 cv. Era uma marca impressionante para a época - e até para os dias atuais!
Sexta geração
Inicialmente importado, o Honda Civic de sexta geração começou a ser produzido em outubro de 1997 na fábrica de Sumaré (SP), inaugurada justamente para a produção do modelo.O Civic brasileiro de sexta geração foi produzido apenas na carroceria sedã e era equipado com um motor 1.6 16V em duas versões: de 106 ou 127 cv. Esta última, com comando de válvulas variável VTEC.
Sétima geração
Apesar do visual mais conservador que o do antecessor, o Civic de sétima geração, lançado no Brasil em dezembro de 2000, foi o primeiro a chegar ao topo do ranking dos sedãs médios, superando concorrentes como o Toyota Corolla e o Chevrolet Vectra.Seguindo o padrão do antecessor, teve apenas a carroceria sedã, que podia ser combinada ao novo motor 1.7 de 115 cv e ou 130 cv.
Oitava geração
Se o antecessor era bem sem graça no aspecto visual, o mesmo não pode ser dito do Civic de oitava geração, lançado no Brasil em 2006.O visual elegante por fora era combinado a soluções futuristas no interior, como o quadro de instrumentos em dois níveis. Além das versões "normais", a linha ganhou ainda a versão esportiva Si, equipada com motor 2.0 de 192 cv e câmbio manual de seis marchas.
Décima geração
Na nona geração, o Civic brasileiro foi novamente para uma pegada mais conservadora. A ousadia voltou apenas na 10ª geração, lançada em julho de 2016, e que ainda hoje chama a atenção pelo visual da carroceria.Além do esportivo Si, que era importado do Canadá com carroceria cupê e motor turbo de 208 cv, o sedã brasileiro tinha como configuração mais empolgante - a Touring, com um 1.5 turbo a gasolina de 173 cv.
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