O Honda Elevate foi apresentado mundialmente no início de junho, conforme revelamos aqui. E, junto, informamos que o modelo já nasceu cotadíssimo para o mercado brasileiro - tem o mesmo porte e proposta do WR-V, que saiu de linha por aqui e que, por sua vez, era uma espécie de "versão SUV" do Fit.
Desde que o WR-V foi descontinuado, a Honda ficou sem um modelo nesse segmento, com pinta de SUV ou com jeito de minivan. Pois agora a marca registrou o nome Elevate no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) do Brasil. Isso não quer dizer, necessariamente, que o modelo será vendido por aqui: muitas vezes os registros são apenas para proteger a propriedade industrial e se proteger de cópias.
Mas o registro do Elevate não foi "genérico" - inclui peças isoladas, como grade e faróis. Isso pode ser um sinal de que o modelo de fato chegará por aqui. Com 4,31 m de comprimento e 2,65 m de entre-eixos, o Honda brigaria com Hyundai Creta e similares - além do Jeep Avenger, já confirmado para o mercado brasileiro.
Lá na Índia, onde foi apresentado mundialmente, o carro surgiu com motor quatro cilindros de 1.5 litro, que rende até 122 cv de potência e 14,8 kgf.m de torque. Há duas opções de câmbio, manual ou CVT, e versões híbridas estão previstas por lá.
Por dentro, o Elevate tem o habitual e, ainda, multimídia de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple Car Play, teto solar, painel digital de sete polegadas, câmera de ré e o chamado pacote Honda Sensing, que junta alguns assistentes à direção. Caso de frenagem de emergência, alertas de saída de faixa e manutenção de faixa e controle de cruzeiro adaptativo.