A Honda registrou a nova CB 300F no Brasil. Imagens das patentes já estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e mostram exatamente a moto que foi apresentada na Índia, no último mês de agosto.
Esse registro, assim como já aconteceu muitas vezes antes, com outros modelos, não é uma garantia de que o modelo será vendido no mercado brasileiro - é mais uma garantia da propriedade intelectual do produto no país. No entanto, pode sinalizar duas coisas.
A principal é que a nova CB 300F se torna a candidata natural a substituir a CB 250F Twister no futuro. Mas isso nao deve acontecer tão cedo, exceto por uma repentina mudança de estratégia da Honda no país, ou alguma necessidade técnica, como atendimento a legislações.
É que a Honda CB 250F Twister é uma das motos mais vendidas do país. Este ano, até outubro, foram mais de 35.800 unidades - fica atrás apenas de CG 160, NXR 160, Biz e Pop 110i.
As diferenças mecânicas entre as duas motos da Honda também não são grandes. As duas têm motores monocilíndrico, refrigerados a ar e com quatro válvulas e comando simples. A Twister é flex e chega a 22,4 cv de potência com 2,2 kgf.m de torque, enquanto a CB 300F - na especificação indiana, que é só a gasolina - rende 24,5 cv de potência e 2,5 kgf.m de torque.
É claro que em design a nova CB 300F é mais moderninha, com farol em triângulo invertido envolto por moldura pintada na cor da moto, abas laterais bacanas, spoiler inferior e um conjunto geral mais "update", mas a a Twister ainda está bem atualizada. Em resumo, é coisa para mais adiante.