Os carros híbridos dão um show de eficiência. Mas são poucos os modelos eletrificados que podem ser considerados emocionantes ao volante. Pois a Honda quer mudar isso com a tecnologia S+ Shift, que vai estrear em um carro de produção já em 2025.
Na verdade, o Honda S+ Shift não é o casamento de uma transmissão manual com um conjunto motriz híbrido. A tecnologia - que chegará ao mundo dos carros de produção na nova geração do esportivo Prelude - faz o uso da eletrônica para permitir que o aspirante a piloto faça trocas de marchas manualmente, usando aletas posicionadas atrás do volante.
No papel, parece apenas um modo manual - como o visto em boa parte dos carros automáticos. Mas a Honda garante que não é.
Com o modo S+ Shift selecionado, além de a eletrônica segurar as marchas para manter o conjunto motriz girando alto, o sistema é calibrado para reagir aos comandos de troca de marcha com a agilidade de um piloto profissional cambiando.
Tudo isso sincronizado com o Active Sound Control, que amplifica o som do propulsor usando o sistema de áudio do veículo. O resultado - segundo a marca japonesa - será um carro híbrido com comportamento próximo ao de um esportivo "raiz" e 100% a combustão.
Está curioso para ver se é tudo isso mesmo? Eu também estou.
O S+ Shift será oferecido nos Honda equipados com a nova geração de conjuntos motrizes autocarregáveis e:HEV, que chegará ao mercado a partir do ano que vem.
Nessa nova geração, o objetivo dos japoneses foi deixar essa combinação de motores elétrico e a combustão mais leve, potente e eficiente.
Para isso, esses novos e:HEV serão dotados de novos motores 1.5 e 2.0 a combustão, dotados de injeção direta de combustível e com ciclo Atkinson de funcionamento.
Esse movimento por maior eficiência dos eletrificados da Honda incluirá também a troca do sistema de tração integral mecânico por um sistema E-AWD, baseado em motores elétricos, além do investimento em novas plataformas.
Vale destacar que o e:HEV é um sistema híbrido autocarregável bem eficiente mesmo em sua geração atual.
Nele, o motor a combustão opera boa parte do tempo como um gerador de eletricidade, permitindo que o carro rode por longos períodos como um automóvel 100% elétrico. O propulsor a gasolina só entra em ação em situações de maior demanda ou no uso rodoviário.
No Brasil, a tecnologia e:HEV está disponível nos sedãs Civic e Accord, e no SUV CR-V.