Conforme revelamos aqui no WM1 na semana passada, a Honda Twister passou por uma evolução radical. Além de ganhar um visual mais agressivo e esportivo, que lembra bastante o da recém-apresentada lá fora Honda Hornet, a nova CB 300F ganhou um motor maior, mais potente e com mais torque.
Então vamos aos detalhes. A moto é completamente nova e foi toda desenvolvida no Brasil, por isso não se trata de nenhuma adaptação de produto ou reaproveitamento de componentes de outras motos.
O motor, monocilíndrico e arrefecido a ar, é totalmente novo. Agora tem exatos 293,5 cm³, quatro válvulas e balancins roletados, e rende 24,7 cv de potência a 7.500 rpm e 2,6 kgf.m de torque a 5.500 rpm no etanol (24,5 cv c e 2,6 kgf.m na gasolina).
O câmbio tem seis marchas - na Twister 250 eram cinco -, o que ajuda a reduzir o consumo de combustível. Já a embreagem é assistida e deslizante, o que promete dar mais conforto e segurança na pilotagem.
Segundo a marca, quando abastecida com gasolina, a nova Honda Twister é capaz de fazer praticamente 40 km/l - uma excelente media. Fazendo uma conta rápida, com um tanque de 14,1 litros, a autonomia teórica da nova Honda CB 300F chegaria aos 564 quilômetros.
O chassi da nova Honda Twister é do tipo Diamond Frame, e não é o mesmo da CB 250F - até por acomodar um motor maior. As suspensões têm garfos telescópicos na dianteira, com 13 cm de curso, e monochoque na traseira, com 12 cm de curso. Para dar mais esportividade ao modelo, a Honda optou por pneus radiais e sem câmara, nas medidas 110/70 R17 na dianteira e 150/60 R17 na traseira. Os pneus são Pirelli Diablo Rosso II, reconhecidos pela boa performance.
A moto é pouca coisa mais potente do que a Twister 250, mas tem freios melhores. Está equipada freios a disco nas duas rodas, com 276 mm na dianteira e 220 mm na traseira. O comprador poderá optar por assistência por ABS ou CBS.
A nova Honda Twister é equipada com iluminação full-LED - ou seja, faróis, lanternas e piscas são desse tipo. Isso representa uma evolução evidente em relação à antecessora.
O painel segue o visual esportivo e agressivo da moto. É completamente novo e 100% digital e com esquema de cores blackout, o que facilita a visualização das informações em diferentes condições. Mas a tela é de LCD, não de TFT.
No papel, a nova Honda Twister tem tudo para ser um sucesso, já que o visual agrada, com novas carenagens, formato dos faróis mais agressivo e escapamento mais esportivo. Além disso, as especificações técnicas são muito boas. O tempo dirá se, na prática, manterá os excelentes volumes de venda da antecessora.
A nova Honda CB 300F Twister será vendida em três opções de cores e versões a partir de janeiro de 2023: cinza metálica apenas na versão CBS (freios combinados), amarela apenas com freios ABS e vermelha com opção de CBS ou ABS. Os preços ainda não foram divulgados pela Honda.