Honda Twister: o que podemos esperar da nova moto?

A moto agora usa o codinome CB 300F e tem um motor novo, com 293,5 cm³, que é mais potente e torcudo

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Alexandre Ciszewski
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Conforme revelamos aqui no WM1 na semana passada, a Honda Twister passou por uma evolução radical. Além de ganhar um visual mais agressivo e esportivo, que lembra bastante o da recém-apresentada lá fora Honda Hornet, a nova CB 300F ganhou um motor maior, mais potente e com mais torque.

Honda Twister 2023 (1)
A nova Honda Twister chegará às concessionárias da marca em janeiro de 2023
Crédito: Alexandre Ciszewski/WM1
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Honda Twister tem novo motor

Então vamos aos detalhes. A moto é completamente nova e foi toda desenvolvida no Brasil, por isso não se trata de nenhuma adaptação de produto ou reaproveitamento de componentes de outras motos.

O motor, monocilíndrico e arrefecido a ar, é totalmente novo. Agora tem exatos 293,5 cm³, quatro válvulas e balancins roletados, e rende 24,7 cv de potência a 7.500 rpm e 2,6 kgf.m de torque a 5.500 rpm no etanol (24,5 cv c e 2,6 kgf.m na gasolina).

A motocicleta ganhou novo visual, mais agressivo e esportivo, e motor mais potente
Crédito: Divulgação
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O câmbio tem seis marchas - na Twister 250 eram cinco -, o que ajuda a reduzir o consumo de combustível. Já a embreagem é assistida e deslizante, o que promete dar mais conforto e segurança na pilotagem.

Segundo a marca, quando abastecida com gasolina, a nova Honda Twister é capaz de fazer praticamente 40 km/l - uma excelente media. Fazendo uma conta rápida, com um tanque de 14,1 litros, a autonomia teórica da nova Honda CB 300F chegaria aos 564 quilômetros.

A moto será vendida em três cores e versões, com freios ABS ou CBS
Crédito: Alexandre Ciszewski/WM1
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Chassi da nova Honda Twister

O chassi da nova Honda Twister é do tipo Diamond Frame, e não é o mesmo da CB 250F - até por acomodar um motor maior. As suspensões têm garfos telescópicos na dianteira, com 13 cm de curso, e monochoque na traseira, com 12 cm de curso. Para dar mais esportividade ao modelo, a Honda optou por pneus radiais e sem câmara, nas medidas 110/70 R17 na dianteira e 150/60 R17 na traseira. Os pneus são Pirelli Diablo Rosso II, reconhecidos pela boa performance.

A moto é pouca coisa mais potente do que a Twister 250, mas tem freios melhores. Está equipada freios a disco nas duas rodas, com 276 mm na dianteira e 220 mm na traseira. O comprador poderá optar por assistência por ABS ou CBS.

A nova Honda CB 300F tem iluminação full-LED, o que representa uma boa evolução em relação à antecessora
Crédito: Alexandre Ciszewski/WM1
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Segurança

A nova Honda Twister é equipada com iluminação full-LED - ou seja, faróis, lanternas e piscas são desse tipo. Isso representa uma evolução evidente em relação à antecessora.

O painel segue o visual esportivo e agressivo da moto. É completamente novo e 100% digital e com esquema de cores blackout, o que facilita a visualização das informações em diferentes condições. Mas a tela é de LCD, não de TFT.

O painel da nova Twister tem o visual mais esportivo e esquema blackout
Crédito: Alexandre Ciszewski/WM1
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Quando chega?

No papel, a nova Honda Twister tem tudo para ser um sucesso, já que o visual agrada, com novas carenagens, formato dos faróis mais agressivo e escapamento mais esportivo. Além disso, as especificações técnicas são muito boas. O tempo dirá se, na prática, manterá os excelentes volumes de venda da antecessora.

A nova Honda CB 300F Twister será vendida em três opções de cores e versões a partir de janeiro de 2023: cinza metálica apenas na versão CBS (freios combinados), amarela apenas com freios ABS e vermelha com opção de CBS ou ABS. Os preços ainda não foram divulgados pela Honda.

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