Não é todo dia que recebemos um material de divulgação tão impactante. A Honda anunciou três novidades para sua linha 2023 que deixaram a redação do WM1 de queixo caído. A primeira delas: a CB Twister terá linha 2023 e, nela, exibe não só design repaginado, mas também novo motor - com 300 cm³!
As outras duas novidades também são bombásticas. Uma delas é que as versões da big trail CRF 1100 Africa Twin equipadas com a transmissão automatizada DCT passarão a ser montadas em Manaus. Até hoje, todos os modelos Honda com esse câmbio sempre foram feitos exclusivamente no Japão.
A planta de Manaus será a primeira no mundo a fazer modelos com câmbio DCT. Isso reflete a extrema confiança que a matriz japonesa tem na qualidade de produção da unidade brasileira, e também é fruto de recentes atualizações e investimentos feitos na fábrica.
Por fim, também teremos em 2023 a super-super-super esportiva CBR 1000 RR-R Fireblade SP em versão comemorativa de 30 anos.
A nova moto, agora batizada de Honda CB 300F Twister, não chega a ser uma novidade completa: foi lançada em agosto último, na Índia. Mas antes que o caro leitor pense que teremos uma "Twister indiana" por aqui, avisamos: a moto foi desenvolvida no Brasil e apenas lançada por lá antes.
E isso tem um motivo muito simples, que aliás já falamos aqui algumas vezes: a Índia é, atualmente, o maior mercado de motos do mundo., Então nada mais natural que as marcas direcionem suas novidades primeiro para lá.
Pois a nossa nova Honda Twister ficou linda. Ganhou farol com formato de triângulo invertido com moldura cheia de detalhes, piscas dianteiros pequenos aplicados logo abaixo do painel de instrumentos, bancos separados para piloto e garupa, iluminação full-LED e o mesmo painel de LCD com fundo blackout de vários outros modelos Honda, inclusive maiores.
O tanque esculpido é parte importante do charmoso visual meio "streetfighter" da nova Twister, mas é menor que o atual: 14,1 litros, contra 16,5 da atual. Isso faz diferença - torçamos para a nova ser melhor em consumo.
Na versão indiana, o motor injetado, refrigerado a ar e óleo e com quatro válvulas tem 293 cm³ de capacidade cúbica. Rende 23 cv de potência e 2,3 kgf.m de torque.
No Brasil, esses números poderão ser um pouco maiores, devido ao uso do etanol. Nossa Honda Twister atual, de 250 cm³, entrega 22,6 cv a 7.500 rpm e 2,2 kgf.m a 6.000 rpm.
No fim das contas, não haverá uma diferença muito grande de potência e torque, mas certamente haverá com relação a emissões - e isso, hoje, é fundamental para que uma moto se mantenha em linha no Brasil.
A big trail CRF 10100 Africa Twin, por sua vez, chegará à linha 2023 com o mesmo visual e a mesma mecânica. A Honda fala em pequenos "aperfeiçoamentos", mas ainda não revelou detalhes.
A novidade mais bacana é, mesmo, a produção das versões equipadas com câmbio DCT em Manaus. Isso, inclusive, poderá até reduzir os preços dessas versões, já que deixarão de pagar imposto de importação e passarão a ter as isenções tributárias habituais do Polo Industrial de Manaus (PIM).
De resto, a moto terá novos grafismos e cores, que vão diferenciar a linha 2023 das anteriores, e continuará sendo vendida nas versões standard e Adventure, ambas com transmissão convencional ou DCT.
Por fim, a versão comemorativa de 30 anos de pistas da superbike Honda CBR 1000 RR-R Fireblade SP também foi anunciada para o Brasil, em 2023.
Visual e mecânica não mudarão, e a moto terá duas opções disponíveis - "Grand Prix Red", com esquema de cores e grafismos que remete às
Fireblade usadas no Mundial de Superbike pela equipe HRC, e a "30th Anniversary Edition", inspirada na primeira Fireblade, de 1992.
Esta série especial será numerada e terá selo comemorativo aplicado no tanque, chave, painel e escapamento. A marca anunciará, em breve, mais detalhes de cada um dos três modelos.