O Honda ZR-V nunca teve a pretensão de ser o mais vendido em sua categoria. Afinal, brigar com Jeep Compass está entre as missões mais difíceis para um SUV médio no Brasil. No entanto, o modelo da marca japonesa ainda não conseguiu atingir a meta de 1.000 unidades por mês, como foi projetado em seu lançamento.
De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o ZR-V teve somente 1.405 unidades emplacadas nos três primeiros meses do ano. O Jeep Compass, por sua vez, acumulou 11.636 unidades comercializadas, e o Toyota Corolla Cross anotou 9.287, no mesmo período.
Com base nos emplacamentos de janeiro, fevereiro e março, a tendência é que o ZR-V chegue, sim, próximo das 1.000 unidades mensais ainda em 2024. No primeiro mês do ano, o SUV teve 396 emplacamentos. No segundo, 390. E agora no terceiro, um salto bem grande (proporcionalmente, claro), com 619 unidades vendidas.
O Honda ZR-V é vendido em versão única, Touring, e custa R$ 214.500.
O ZR-V é um SUV médio e concorre diretamente com Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, Volkswagen Taos e Caoa Chery Tiggo 7. Todos, no acumulado do ano, emplacaram mais que o Honda.
No entanto, o Honda acaba enfrentando também rivais de segmentos inferiores. O primeiro deles, aliás, é o companheiro de concessionária HR-V, que na versão topo de linha, também chamada de Touring, custa R$ 199.800. Configurações topo de linha de Volkswagen T-Cross e Hyundai Creta também podem beliscar algumas vendas do ZR-V.