Depois de apresentar o novo Ioniq 6 e mostrar força na eletrificação de sua linha, a Hyundai deu sinais de que também aposta em outro tipo de "combustível": o hidrogênio. A montadora sul-coreana divulgou imagens de um novo esportivo conceito, chamado de N Visio 74, que usa a tecnologia para girar um motor com 670 cv de potência.
O cupê tem visual retrofuturista e linhas inspiradas em outro conceito, o Hyundai Pony Coupé, de 1974. Essa inspiração era assinada por nada mais, nada menos, que o ilustre Giorgetto Giugiaro, designer responsável por clássicos como Lamborghini, a primeira geração do Volkswagen Golf e o icônico DeLorean DMC-12, que marcou o cinema na franquia "De Volta para O Futuro".
O design chama atenção por casar bem detalhes positivos da década de 70 com elementos mais atuais. O carro exibe pixels de LED nos faróis dianteiros e nas lanternas traseiras, para-choque frontal com grandes tomadas de ar na parte inferior, outras entradas de ar nas laterais - pintadas nas cor preta, tom diferente do aplicado na carroceria metálica -, e soleiras com a inscrição "N". As rodas são completamente fechadas e só trazem um detalhe vermelho ao centro.
Atrás, além das lanternas bacanas, o carro ainda tem luz de freio triangular na parte inferior, bem no centro de um defletor gigante e um imponente aerofólio pintado na cor preta.
O design do N Vision 74 tem certa inspiração no passado, mas a mecânica é moderníssima. O modelo é equipado com dois motores elétricos montados na traseira. A dupla é alimentada por uma bateria de grande porte, de 62,4 kWh que pode proporcionar cerca de 600 quilômetros de autonomia e é carregada em movimento pelas células de hidrogênio de 95 kW. O tanque do combustível tem capacidade para 4,2 quilos e pode ser abastecido em apenas cinco minutos.
Outras tecnologias adicionadas ao modelo ajudam na missão de levar o carro mais longe com menos. Há sistemas de refrigeração individual para cada célula de bateria, para o tanque de hidrogênio e também para os motores. Todo o conjunto é controlado por um sistema eletrônico central.
A Hyundai trata o modelo apenas como um conceito, o que em princípio significa que não fará outras unidades - muito menos para venda. Mas é natural que esse belíssimo projeto acabe dando origem a algum modelo de produção, que aproveitará elementos de design e até de mecânica do protótipo.