O Hyundai Azera é um sedã de luxo de grande porte que fez certo sucesso no mercado brasileiro. A versão mais recente do carro sul-coreano apresentada no Brasil chegou em 2019 e ainda consta no site da marca como New Azera.
Agora esqueça aquele carro. O novo Azera foi apresentado nos Estados Unidos e é completamente diferente, até mesmo no nome. O sedã agora se chama Grandeur, que é a nomenclatura do carro em outros mercados, e mistura linhas futuristas com referências retrô da primeira geração do modelo.
Por enquanto não há especificações técnicas disponíveis sobre o carro. As poucas imagens oficiais mostram o Hyundai Grandeur 2023 com um design exterior arrojado, com um painel frontal com design futurista, bem semelhante ao da minivan Staria. Uma barra de luz de LED se estende por toda a frente na dianteira, enquanto os faróis reais são montados mais abaixo, em um conjunto separado, no para-choque para flanquear uma grade enorme.
Rumores indicam que o carro pode ser equipado com os motores 2.5 de 198 cv, 3.5 V6 de 290 cv e 3.0 V6 de 235 cv - este, movido por gás natural. Além disso, a linha pode ter uma versão híbrida com motor 1.6 turbo associado a propulsores elétricos - e até mesmo uma versão totalmente elétrica.
Nas laterais é possível ver maçanetas que permanecem alinhadas com a carroceria quando não estão em uso, enquanto o vidro antes do caimento traseiro funciona como um aceno visual para o Grandeur original de 1986. Aquele não era um Hyundai em si, mas sim uma versão rebatizada do Mitsubishi Debonair. Se o caro leitor se lembra, a marca sul-coreana modernizou o Mk1 em novembro de 2021, quando apresentou o elétrico Heritage Series Grandeur.
As longas portas traseiras sugerem que o novo Grandeur teve sua distância entre-eixos esticada para proporcionar maior espaço para os ocupantes do banco traseiro. Como referência, a geração anterior tinha um entre-eixos de 2,80 m e um comprimento total de 4,9 m. Agora, provavelmente está entre os Genesis G80 e G90 em termos de tamanho.
O design organizado continua na parte traseira, onde uma barra de luz se estende por toda a tampa. Esta, é suavemente curvada e hospeda uma câmera de visão traseira no centro, acima da proeminente inscrição "Grandeur". Para manter o visual limpo, a Hyundai escondeu a ponta do escapamento sob o para-choque. Como ainda não é o carro de produção, sensores de estacionamento devem aparecer integrados na barra preta brilhante que circunda todo o carro.
Quanto ao interior, também há uma grande mudança em relação ao modelo da geração anterior. Vemos uma tela dupla no topo do painel, juntamente com uma terceira tela montada na parte inferior do console central, de onde o motorista e o passageiro controlam o ar-condicionado. O design do volante remete ao do primeiro Grandeur, enquanto os passageiros traseiros têm seus próprios controles montados entre os assentos.
A sofisticação a bordo é reforçada por iluminação ambiente nas portas e assentos revestidos em couro Nappa ecológico combinado com couro higiênico. O carro também tem controles de áudio separados, teto-solar com painel duplo e bancos dianteiros com ajustes elétricos - e encostos de cabeça com formato curioso.
Detalhes mais completos devem ser divulgados nas próximas semanas, antes do lançamento no mercado internacional - o que provavelmente vai acontecer no início de 2023. Por enquanto, não existe previsão da chegada do modelo ao Brasil.