O Hyundai Creta mudou, mas calma: por enquanto, só no México. A linha 2021 do utilitário esportivo compacto vendido no país latino-americano foi lançada com a reestilização de meia-vida. Lá, o modelo é importado da Índia e traz alterações significativas na frente.
Conhecido também como ix25 em mercados asiáticos, o Hyundai Creta que desembarca no mercado mexicano tem grade dianteira com molduras irregulares. As seções internas com nichos retangulares formam um conjunto que remete aos recentes lançamentos da marca, como o novo HB20 feito no Brasil e a futura geração do Santa Fe.
Os faróis mudam por completo e seguem a tendência de várias seções - no caso do Creta, são várias mesmo. Na parte de cima, um filete que faz as vezes de luzes de posição. Abaixo, em uma lente em forma de trapézio, o farol em três fachos e as luzes diurnas de LEDs estão dispostas em forma de "jota". Nas pontas do para-choque, as funções de neblina.
Na traseira do modelo importado da Índia, a tampa do porta-malas tem várias seções bem retilíneas. Já as lanternas são mais verticalizadas, e uma das pontas invade a lateral do SUV.
Questionada sobre a adoção de tais mudanças no design do Creta por aqui, por email a Hyundai Motor Brasil afirmou que "não comenta sobre suas estratégias futuras no mercado nacional".
Fontes ligadas a fornecedores da marca sul-coreana, contudo, afirmam que o utilitário esportivo adotará boa parte das mudanças em 2021, já como linha 2022. Porém, as alterações devem se concentrar na dianteira - e não serão tão fiéis às do modelo indiano. Além disso, o estilo traseiro só deve mudar as seções das lanternas.
Também não espere por muitas mudanças no conjunto mecânico. A única novidade deve ser a adoção do 1.0 turbo de até 120 cv que equipa a nova geração do HB20. Atualmente, o Hyundai Creta é vendido em cinco versões com motores aspirados 1.6 (130/123 cv) e 2.0 (166/156 cv).