A vida do Creta não está tão tranquila em 2025 como projetamos no final de 2024. Segundo SUV mais vendido do Brasil nos dois últimos anos, o modelo da Hyundai corre o sério risco de ficar fora do top 3 dos mais emplacados em março, e no acumulado do ano também sente o calor da concorrência.
De acordo com dados preliminares da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) publicados no domingo (30), o Creta é o quinto SUV mais comercializado em março, com 4.001 unidades emplacadas. A liderança é, mais uma vez, do Volkswagen T-Cross com 5.943 emplacamentos - lembrando que o modelo da Volks foi o SUV mais vendido do Brasil nos dois últimos anos.
As principais ameaças ao Hyundai em março são três SUVs de marcas japonesas. Pelo segundo mês seguido, o Toyota Corolla Cross surpreende e, assim como em fevereiro, deverá ser o segundo utilitário esportivo mais comercializado do país . Atualmente, o modelo soma 5.369 exemplares emplacados.
Logo atrás, na terceira posição, está o Honda HR-V, que até o momento registra 4.634 unidades comercializadas. Isso prova que os fortes descontos aplicados pela marca japonesa surtiram o efeito desejado. E fechando o trio nipônico, na quarta colocação aparece o Nissan Kicks Play, com 4.204 emplacamentos.
Importante destacar que as diferenças entre alguns SUVs são pequenas e que nos últimos dias tudo pode mudar. Vamos aguardar.
Se no mês de março as coisas não estão boas para o Creta, no acumulado do ano a situação é melhor- embora cada vez mais desconfortável, temos que reconhecer. O SUV da marca sul-coreana ainda consegue segurar a vice-liderança, com um total de 14.111 emplacamentos até agora. O líder é o T-Cross, com 17.810.
Na terceira posição já aparecer o HR-V, com 13.699 unidades comercializadas, relegando o Tracker à quarta colocação com 13.340 exemplares emplacados. Fechando o top 5 surge o Corolla Cross, com 12.546 emplacamentos.
Importante ressaltar que, nas vendas no varejo, o Creta foi o SUV mais vendido dos dois últimos anos, e ainda é o atual líder. Ou seja, nas lojas e nas concessionárias, descontando as vendas diretas, o Hyundai ainda é o SUV mais querido dos brasileiros. Vamos ver como serão os números neste formato de vendas assim que a Fenabrave divulgar o fechamento do mês.
Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade