Hyundai Creta Ultimate: primeiras impressões

O visual renovado do SUV compacto veio acompanhado da adoção de um novo motor 1.6 turbo na versão Ultimate; saiba mais

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Evandro Enoshita
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Quem disse que o Novo Creta estreou apenas um visual renovado? A Hyundai reservou para a versão de topo Ultimate uma importante - e esperada - novidade: a adoção de um novo motor 1.6 turbo e de um câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem.

Essa nova mecânica chega para substituir o antigo 2.0 aspirado e o câmbio automático de seis marchas. Um conjunto que até era adequado para a proposta do modelo, mas estava longe de empolgar e que ainda era muito fã do posto de combustível.

Confira a seguir quais as outras novidades do Creta Ultimate e como foi a experiência de dirigir o SUV compacto da Hyundai.

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    A dianteira e a traseira reestilizadas deixaram o Creta com um visual mais robusto
    Crédito: Divulgação
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    Hyundai Creta Ultimate

    Nova geração? Calma lá...

    Antes de tudo, uma explicação: a Hyundai trata esse carro aqui como Novo Creta, já que para a marca sul-coreana essa é a terceira geração do SUV.

    Mas a realidade é um pouco diferente: na verdade, essa é a segunda reestilização do modelo, que chegou ao mercado brasileiro no início de 2017 e ganhou um polêmico visual quatro anos depois.

    E nessa segunda renovação do Creta, a Hyundai seguiu quase a mesma receita aplicada em 2021: manteve a porção central da carroceria e alterou dianteira, traseira e interior do SUV.

    Só que dessa vez, no lugar de um visual ousado e de linhas bastante polêmicas, a Hyundai seguiu pelo caminho da robustez, deixando o Creta com uma cara mais sisuda e conservadora.

    Grade frontal retangular na dianteira e, na traseira, adeus lanternas separadas em pequenos segmentos, substituídas por robustas lanternas horizontais unidas por uma faixa iluminada de LED. Novas rodas de 18 polegadas completam o pacote.

    Com as mudanças, o Creta ganhou 3 cm a mais no comprimento (4,33 m), mantendo o restante das medidas da 'geração' anterior: 1,79 m de largura, 1,62 m de altura e entre-eixos de 2,61 m. Na minha opinião, o SUV da Hyundai ficou mais bonito. Principalmente na dianteira.

      O Hyundai Creta ficou 3 cm mais comprido, mas as medidas internas não foram afetadas
      Crédito: Divulgação
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      Um novo painel no Creta

      O painel redesenhado é a grande novidade na cabine do novo Hyundai Creta. Sai a peça de visual sem graça do 'velho' Creta e entra um conjunto de linhas bem mais atuais e inspiradas, com direito a um novo painel digital de 10,25 polegadas que forma um conjunto integrado com a multimídia, também de 10,25 polegadas.

      Apesar do novo painel, a Hyundai não trocou as laterais de porta, que surpreendentemente se integraram muito bem ao novo conjunto. A ergonomia ainda é bastante boa e há botões físicos de sobra. O que ajuda bastante na adaptação de que não está acostumado aos carros da marca sul-coreana.

      O painel com multimídia e painel integrados deixou o Creta com uma cara bem mais atual
      Crédito: Divulgação
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      O acabamento interno também não mudou e agrada bem mais ao olhar que ao toque. É que a montagem das peças e precisa e são usados plásticos de diferentes cores e texturas. Por outro lado, quase não se vê superfícies com materiais macios ao toque.

      Sem grandes mudanças nas medidas exteriores, o Creta ainda é um dos SUVs compactos mais espaçosos do mercado brasileiro. Tem porta-malas de 422 litros e uma cabine confortável principalmente para os ocupantes com mais de 1,70 m, que agora podem se beneficiar de um apoio de braço central no banco traseiro e do banco do motorista com ajustes elétricos.

      O Creta oferece porta-malas amplo e bom espaço interno para os passageiros
      Crédito: Divulgação
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      Equipamentos do Creta Ultimate

      Sem opcionais, o Creta Ultimate tem uma lista bastante completa de itens de série. Começando pelos equipamentos de conforto, o SUV sai da fábrica de Piracicaba (SP) com ar-condicionado automático de duas zonas, teto solar panorâmico, bancos de couro com ajustes elétricos e ventilação para o motorista, multimídia com tela de 10,25 polegadas, painel digital configurável e iluminação ambiente.

      Já o pacote tecnológico e de segurança tem freio de estacionamento eletrônico, faróis de LED com acendimento automático, seis airbags, carregador de celular por indução, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera 360 graus, chave presencial e o pacote ADAS mais completo da linha.

      Além do alerta de colisão e da frenagem autônoma, esse pacote ADAS completo do Creta tem controlador adaptativo de velocidade, monitor de fadiga, alerta de pontos cegos, assistentes de manutenção e centralização em faixa, alerta de tráfego cruzado na traseira e alerta de saída segura (que alerta sobre a aproximação de veículos ao abrir as portas).

        O ar-condicionado de duas zonas agora é item de série no Creta Ultimate
        Crédito: Divulgação
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        Mecânica do Creta Ultimate

        E agora chegamos ao ponto que muita gente estava esperando: a motorização. O Creta Ultimate agora é equipado com um motor 1.6 turbo a gasolina, que desenvolve 193 cv de potência, e um câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem.

        Esse conjunto mecânico - que é importado da Coreia do Sul - também é usado no Hyundai Tucson de terceira geração. A diferença é que o propulsor foi recalibrado para ganhar mais potência e se adequar ao novo padrão de emissões Proconve L8, que entra em vigor em 2025.

        Agora o SUV compacto mais potente do mercado brasileiro, o Creta Ultimate tem números de desempenho que impressionam para um utilitário esportivo. Acelera de zero a 100 km/h em 7,8 segundos e atinge velocidade máxima de 211 km/h.

        Mesmo assim, o consumo é bem bom para um SUV do seu porte e potência: 11,9 km/l (cidade) e 13,5 km/l (estrada). Mais econômico que o antigo 2.0 aspirado com gasolina. Com um tanque de 50 litros, é possível rodar 675 quilômetros com apenas um abastecimento.

        O novo motor 1.6 turbo é o mesmo usado no Tucson, porém com calibragem diferente
        Crédito: Divulgação
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        Rodando com o Creta Ultimate

        O Creta sempre foi um carro que equilibrava muito bem conforto e prazer ao dirigir. Ou seja: bom conjunto o SUV da Hyundai tinha. Só faltava motor. A coisa melhorou com a chegada do 1.0 turbo nas versões mais acessíveis. Só que faltava essa pimenta a mais na configuração de topo.

        Nesse primeiro contato, pudemos dar algumas voltas com o SUV na pista do Circuito Panamericano, no interior de São Paulo. Mas o Creta Ultimate deixou uma excelente primeira impressão.

        O motor 1.6 turbo realmente deu o fôlego que faltava ao Creta topo de linha. Mesmo no modo de direção Eco (que deixa o carro mas manso que nas posições Comfort e Sport), basta um mínimo toque no acelerador para acordar o propulsor.

        Não chega a ser um comportamento explosivo. Mas fica evidente que agora sobra motor no Creta Ultimate. Como era de se esperar de um câmbio de dupla embreagem - banhadas a óleo, vale ressaltar -, a transmissão entrega respostas agilíssimas e muita suavidade no funcionamento.

        Depois dessa primeira e curtíssima experiência com o Creta Ultimate na pista, fiquei muito curioso para testar o Creta 1.6 turbo no mundo real, enfrentando o trânsito e a estrada.

        O novo motor oferece desempenho de sobra para o SUV da Hyundai
        Crédito: Divulgação
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        Vale a pena levar um Creta Ultimate?

        O Hyundai Creta é um dos SUVs mais populares do mercado brasileiro. Tanto que entre janeiro e setembro foram 48.937 emplacamentos. Só o concorrente Volkswagen T-Cross vendeu mais no mesmo período.

        Agora, com visual atualizado - e menos polêmico - por dentro e por fora, mais equipamentos de série e a adoção de um novo motor 1.6 turbo, o Creta Ultimate tem ainda mais potencial para se aproximar ou até mesmo superar o SUV compacto da marca alemã.

        Preço para isso o Creta tem: nessa versão Ultimate, sai por R$ 189.990. Praticamente o mesmo valor do antigo Ultimate 2.0. E que deixa o SUV em combate direto com o T-Cross Highline (R$ 180.690) e até mesmo o SUV médio Toyota Corolla Cross XRX (R$ 193.090). Essa briga promete!

        Mais completo, bonito e (bem) mais potente, o Creta Ultimate ficou ainda mais atraente
        Crédito: Evandro Enoshita/WM1
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          Tags:Hyundai
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