Fim de um sonho de verão. A Hyundai negou a informação de que a picape intermediária Santa Cruz poderá ser comercializada ou mesmo produzida no Brasil. A negativa aconteceu na noite de quarta-feira (6/3), em São Paulo (SP), durante evento para anunciar as chegadas de dois novos modelos ainda este ano: Palisade e Ioniq 5.
De acordo com executivos da marca, a Santa Cruz, produzida nos Estados Unidos e totalmente voltada para o mercado norte-americano, teria um preço muito alto no Brasil, eliminando qualquer chance de disputar mercado com Fiat Toro, Ram Rampage, Chevrolet Montana e, futuramente, a aguardada Volkswagen Tarok - que será produzida na fábrica da marca em São José dos Pinhais.
A picape Santa Cruz é comentada no Brasil desde 2018, quando foi exibida no Salão do Automóvel de São Paulo ainda como conceito. Agora, no início da semana, a informação de que a Hyundai do Brasil passaria a comandar a fábrica do Grupo Caoa em Anápolis (GO) botou a caminhonete novamente no radar.
A Hyundai do Brasil entende a força do segmento de picapes no Brasil mas, neste momento, nenhuma caminhonete está nos planos da marca. O foco está, claramente, nos SUVs, fazendo do Creta o carro mais vendido no varejo, e botando o HB20 entre os 10 carros mais vendidos do Brasil no ranking geral.