A Hyundai do Brasil está trabalhando forte neste primeiro semestre de 2024. Após fechar acordo com o Grupo Caoa para assumir as importações da marca no país e as operações na fábrica de Anápolis (SP), e anunciar as chegadas do SUV Palisade e do elétrico Ioniq 5, os sul-coreanos podem estar preparam mais uma estreia de peso para nosso mercado.
Durante alguns eventos realizados em São Paulo na semana passada, a Hyundai mostrou para um grupo seleto de pessoas (empresários e concessionários) o Elantra N, versão esportiva do hatch médio comercializado em diversos mercados, e que chegou a ser vendido em solo brasileiro há alguns anos - confira aqui ofertas na Webmotors. As imagens foram cedidas pelo perfil no Instagram
O Elantra N, no entanto, não foi apresentado para a imprensa especializada, na mesma semana, dando a entender que o sedã pode ser apenas um plano futuro para importação ou representar o início de uma clínica para ver a aceitação e a viabilidade de trazer o carro. Vamos aguardar.
O Hyundai Elantra N passou por uma reestilização em 2023, assim como toda a linha do sedã médio. E ganhou um visual muito mais arrojado. Esqueça aquele Elantra simpático vendido aqui no Brasil na década passada.
O conjunto mecânico, no entanto, é o que o torna realmente especial - e talvez único no Brasil, caso realmente venha a ser importado. Estamos falando de um motor 2.0 turbo de quatro cilindros (a gasolina, apenas), que desenvolve 280 cv de potência máxima e 39,9 kgf.m de torque.
A transmissão é automatizada, com dupla embreagem e oito marchas. A Hyundai, no entanto, não revela os números de performance referentes à aceleração de zero a 100 km/h e nem a velocidade máxima.
O Elantra N tem 4,71 m de comprimento, sendo 2,72 m de distância entre os eixos. A altura é de 1,41 m e a largura é de 1,82 m. O porta-malas tem capacidade para 400 litros.
Aqui no Brasil, caso realmente seja importado, o Elantra N não terá concorrentes diretos. Por ser um sedã médio e usar câmbio automatizado de dupla embreagem e sete velocidades, o Jetta GLI seria o concorrente mais próximo. Mas, com apenas 231 cv de potência, o Volkswagen fica um degrau abaixo.
O Honda Civic Type R e o Toyota GR Corolla poderiam se candidatar a rivais, já que têm números de desempenho mais alinhados com os do Hyundai. No entanto, por serem hatches com câmbio manual, a filosofia acaba ficando distante.