A Hyundai explora toda sua capacidade de desempenho em modelos da linha N. Lançada em 2012, a assinatura dos modelos com apelo esportivo da marca acaba de ganhar um novo integrante: o Elantra N.
Apresentada lá fora no final de fevereiro último, a reestilização do sedã médio sul-coreano agora aparece com os incrementos promovidos pela divisão apimentada da Hyundai. As mudanças dão um toque ainda mais agressivo ao visual do sedã médio.
A lista inclui, por ora, apenas novidades estéticas. Na dianteira, a versão N tem detalhes em preto no para-choque e um spoiler em vermelho na parte inferior da peça. O tom se repete em spoilers e frisos que acompanham praticamente toda a carroceria, nas laterais e também na traseira.
Nas laterais, os retrovisores são pintados de preto e as rodas com aros de 19 polegadas são exclusivas da versão. Já na traseira há um aerofólio instalado na tampa do porta-malas e o para-choque, assim como na dianteira, tem partes em preto. É nessa área que a peça acomoda um defletor e o escape duplo. A saída tem uma ponteira circular cromada em cada extremidade.
A revelação do visual do Elantra N foi feita na página oficial da divisão esportiva. No entanto, o anúncio não confirmou se haverá ajustes mecânicos ou se essa versão terá o mesmo motor 2.0 turbo de 286 cv de potência e 40 kgf.m de torque usado na linha anterior. É esperar para ver.
O modelo deverá ser lançado lá fora oficialmente ainda neste ano. A data, contudo, não foi confirmada até o momento pela Hyundai.
O Elantra foi lançado na Coréia do Sul no hoje distante ano de 1990. Pouco tempo depois, chegou ao mercado brasileiro: começou a ser vendido aqui em 1992 , a reboque da então recente abertura às importações. Em 1998, aquela geração deixou ser vendida no país. Vale lembra que, entre 1996 e 1998, o Elantra teve inclusive uma versão station wagon por aqui - a Elantra Wagon.
O modelo voltou ao mercado brasileiro mais duas vezes, com espaço de alguns anos, em duas gerações. A segunda era mais sofisticada do que a primeira, mas ainda relativamente simples. A terceira, um salto no tempo tanto em design, desempenho e tecnologia. Ao longo de sua vida por aqui, o Elantra teve motores 1.6, 1.8 e 2.0. Os últimos foram vendidos no Brasil em 2018.