Um dos carros importados mais populares no Brasil nos anos 2010, o Hyundai i30 deve se tornar o próximo modelo da sua categoria a sair de cena por conta da preferência do público pelos SUVs. Pelo menos na forma de hatch médio.
Esta quase sentença de morte do hatch i30 foi dada pelo engenheiro alemão Albert Biermann, que até o ano passado era o chefão da divisão esportiva N da Hyundai e hoje segue como conselheiro técnico da empresa sul-coreana.
"O mercado de hatches compactos está definitivamente em queda. Por quanto tempo a produção [do i30] vai seguir é difícil dizer. Não existe uma resposta única dentro da estratégia global [da Hyundai]", destacou Biermann para a publicação australiana Drive.
A terceira e atual geração do Hyundai i30 foi lançada em 2016. Mas, aparentemente, a marca ainda não decidiu qual será o futuro do hatch médio. Biermann ressalta que os fabricantes estão concentrando recursos para o desenvolvimento de carros elétricos e autônomos, o que implica o abandono de determinados segmentos não tão lucrativos.
Ainda segundo a publicação, as possibilidades são de que o próximo i30 siga um caminho parecido com o do Toyota Corolla Cross ou que a atual geração ganhe uma reestilização pesada para seguir viva por mais alguns anos em mercados onde ainda existe demanda para os hatches médios.
O Hyundai i30 de primeira geração foi lançado no mercado brasileiro em 2009 e se tornou um sucesso de público no Brasil, atingindo no ano seguinte a liderança no ranking de hatches médios, concorrendo contra modelos como o Ford Focus, o Volkswagen Golf e o Chevrolet Vectra GT.
A segunda geração do modelo estreou por aqui em 2013, mas não atingiu o mesmo sucesso do antecessor e deixou de ser oferecido no nosso mercado em 2017, quando a terceira geração do médio já havia sido lançada no exterior.
Atualmente, o Chevrolet Cruze Sport6 é o único representante do segmento dos hatches médios no Brasil. No acumulado de janeiro a agosto, foram 1.048 unidades emplacadas.