Esta quase sentença de morte do hatch i30 foi dada pelo engenheiro alemão Albert Biermann, que até o ano passado era o chefão da divisão esportiva N da Hyundai e hoje segue como conselheiro técnico da empresa sul-coreana.
Confira os Hyundai i30 disponíveis no estoque da Webmotors!
"O mercado de hatches compactos está definitivamente em queda. Por quanto tempo a produção [do i30] vai seguir é difícil dizer. Não existe uma resposta única dentro da estratégia global [da Hyundai]", destacou Biermann para a publicação australiana Drive.
A terceira e atual geração do Hyundai i30 foi lançada em 2016. Mas, aparentemente, a marca ainda não decidiu qual será o futuro do hatch médio. Biermann ressalta que os fabricantes estão concentrando recursos para o desenvolvimento de carros elétricos e autônomos, o que implica o abandono de determinados segmentos não tão lucrativos.
Ainda segundo a publicação, as possibilidades são de que o próximo i30 siga um caminho parecido com o do Toyota Corolla Cross ou que a atual geração ganhe uma reestilização pesada para seguir viva por mais alguns anos em mercados onde ainda existe demanda para os hatches médios.
Hyundai i30 e os médios no Brasil
O Hyundai i30 de primeira geração foi lançado no mercado brasileiro em 2009 e se tornou um sucesso de público no Brasil, atingindo no ano seguinte a liderança no ranking de hatches médios, concorrendo contra modelos como o Ford Focus, o Volkswagen Golf e o Chevrolet Vectra GT.A segunda geração do modelo estreou por aqui em 2013, mas não atingiu o mesmo sucesso do antecessor e deixou de ser oferecido no nosso mercado em 2017, quando a terceira geração do médio já havia sido lançada no exterior.
Atualmente, o Chevrolet Cruze Sport6 é o único representante do segmento dos hatches médios no Brasil. No acumulado de janeiro a agosto, foram 1.048 unidades emplacadas.
Comentários