Ainda não dá para cravar que o futuro será feito de carros subcompactos elétricos. Mas a Hyundai quer garantir o seu espaço nesse segmento e revelou o Inster, um automóvel que parece o resultado do cruzamento de um Renault Kwid E-Tech com um BYD Dolphin Mini.
Brincadeiras à parte, o Hyundai Inster é um daqueles carros futuristas que mais se parecem com um daqueles conceitos que eram mostrados nos salões do automóvel (ah, os velhos tempos!). Segundo a marca sul-coreana, o objetivo foi criar um modelo urbano, mas com toques de SUV (já vimos essa história antes...).
Mas o principal atrativo do modelo é a autonomia: são 355 quilômetros com uma carga. Alcance muito superior aos dos atuais subcompactos elétricos e próximo de modelos plugados de categorias superiores.
Antes de falar no conjunto mecânico do Inster, vale dar uma olhada nas dimensões do modelo. O novo elétrico é baseado no subcompacto Casper, modelo lançado em 2021 e vendido apenas na Coreia do Sul.
São 3,83 m de comprimento, 1,61 m de largura, 1,58 m de altura e entre-eixos de 2,58 m. É pouco maior que o BYD Dolphin Mini. Apesar das dimensões diminutas, a Hyundai priorizou o máximo aproveitamento do espaço interno. Todos os bancos podem ser reclinados e os assentos traseiros são corrediços e têm encosto bipartido.
Com isso, é possível priorizar o espaço para os passageiros e ter um porta-malas de 280 litros - ou chegar a 351 litros com os banco traseiro todo para frente.
Apesar do visual conservador na cabine, o pacote de equipamentos é recheado de itens tecnológicos. São duas telas de 10,25 polegadas - para o quadro de instrumentos e a multimídia - além do pacote ADAS com funções de monitoramento de pontos cegos e assistência de manutenção em faixa.
A pegada sustentável do subcompacto da Hyundai inclui desde revestimentos feitos com garrafas PET até a tinta preta da carroceria feita com pigmentos obtidos a partir de pneus reciclados.
O Inster é equipado com um motor elétrico dianteiro, que dependendo da versão pode ter 97 cv ou 115 cv de potência. São duas as opções de baterias: 42 kWh ou 49 KWh.
A variação de alcance mais longo - que é capaz de rodar até 355 quilômetros com uma carga - tem o motor de 115 cv e a bateria de 49 kWh.
Além de ser compatível com carregadores rápidos de 120 kW do tipo DC - que permitem carregar a bateria de 10% a 80% em 30 minutos -, o Inster também tem a tecnologia V2L, que permite usar o carro para alimentar equipamentos domésticos de 110V ou 220V.
Se você se animou com o Inster, então é melhor esperar sentado: as vendas do modelo começarão no segundo semestre, inicialmente apenas na Coreia do Sul.
Posteriormente, o subcompacto será comercializado também na Europa, Oriente Médio e em outros mercados da Ásia. A América do Sul ainda está fora dos planos da Hyundai.