Hyundai Inster: elétrico popular roda até 355 km

Com porte de Dolphin Mini, subcompacto da marca sul-coreana tem visual futurista e fará a sua estreia ainda este ano

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Hyundai Inster: elétrico popular roda até 355 km
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Ainda não dá para cravar que o futuro será feito de carros subcompactos elétricos. Mas a Hyundai quer garantir o seu espaço nesse segmento e revelou o Inster, um automóvel que parece o resultado do cruzamento de um Renault Kwid E-Tech com um BYD Dolphin Mini.

Brincadeiras à parte, o Hyundai Inster é um daqueles carros futuristas que mais se parecem com um daqueles conceitos que eram mostrados nos salões do automóvel (ah, os velhos tempos!). Segundo a marca sul-coreana, o objetivo foi criar um modelo urbano, mas com toques de SUV (já vimos essa história antes...).

Mas o principal atrativo do modelo é a autonomia: são 355 quilômetros com uma carga. Alcance muito superior aos dos atuais subcompactos elétricos e próximo de modelos plugados de categorias superiores.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Hyundai Inster 3
O Hyundai Inster é pouco maior que um BYD Dolphin Mini
Crédito: Divulgação
toggle button

Dimensões do Hyundai Inster

Antes de falar no conjunto mecânico do Inster, vale dar uma olhada nas dimensões do modelo. O novo elétrico é baseado no subcompacto Casper, modelo lançado em 2021 e vendido apenas na Coreia do Sul.

São 3,83 m de comprimento, 1,61 m de largura, 1,58 m de altura e entre-eixos de 2,58 m. É pouco maior que o BYD Dolphin Mini. Apesar das dimensões diminutas, a Hyundai priorizou o máximo aproveitamento do espaço interno. Todos os bancos podem ser reclinados e os assentos traseiros são corrediços e têm encosto bipartido.

Com isso, é possível priorizar o espaço para os passageiros e ter um porta-malas de 280 litros - ou chegar a 351 litros com os banco traseiro todo para frente.

Com visual conservador, o Inster é um carro recheado de equipamentos tecnológicos
Crédito: Divulgação
toggle button

Apesar do visual conservador na cabine, o pacote de equipamentos é recheado de itens tecnológicos. São duas telas de 10,25 polegadas - para o quadro de instrumentos e a multimídia - além do pacote ADAS com funções de monitoramento de pontos cegos e assistência de manutenção em faixa.

A pegada sustentável do subcompacto da Hyundai inclui desde revestimentos feitos com garrafas PET até a tinta preta da carroceria feita com pigmentos obtidos a partir de pneus reciclados.

Motores do Hyundai Inster

O Inster é equipado com um motor elétrico dianteiro, que dependendo da versão pode ter 97 cv ou 115 cv de potência. São duas as opções de baterias: 42 kWh ou 49 KWh.

A variação de alcance mais longo - que é capaz de rodar até 355 quilômetros com uma carga - tem o motor de 115 cv e a bateria de 49 kWh.

Além de ser compatível com carregadores rápidos de 120 kW do tipo DC - que permitem carregar a bateria de 10% a 80% em 30 minutos -, o Inster também tem a tecnologia V2L, que permite usar o carro para alimentar equipamentos domésticos de 110V ou 220V.

Em sua versão mais potente, o Inster tem um motor de 115 cv
Crédito: Divulgação
toggle button

Quando o Hyundai Inster chega?

Se você se animou com o Inster, então é melhor esperar sentado: as vendas do modelo começarão no segundo semestre, inicialmente apenas na Coreia do Sul.

Posteriormente, o subcompacto será comercializado também na Europa, Oriente Médio e em outros mercados da Ásia. A América do Sul ainda está fora dos planos da Hyundai.

Veja também

    Vídeo relacionado

    Tags:Hyundai
    Comentários