O Hyundai Ioniq 5 foi o grande vencedor no concurso Carro Mundial do Ano 2022 - Wolrd Car of the Year (WCY). As premiações foram anunciadas durante a abertura do Salão de Nova Iorque, nesta quarta-feira (13/4), e os votos foram dados por 102 jornalistas especializados de 33 países. O modelo da Hyundai ganhou três dos seis prêmios principais.
O prêmio principal, de carro mundial do ano (Wolrd Car of the Year), foi justamente concedido ao Ioniq 5. O modelo da marca sul-coreana levou a melhor sobre outros 28 veículos que concorriam nesta mesma categoria, inclusive dois 100% elétricos como ele - o Kia EV6, com o qual compartilha a plataforma, e o prestigiado Ford Mustang Mach-E.
Os outros prêmios dados ao Hyundai Ioniq 5 foram nas categorias World Electric Vehicle of the Year, ou melhor carro elétrico do ano, e World Car Design of the Year, ou melhor design do ano. É a primeira vez que uma das marcas do Grupo Hyundai leva o troféu de estilo para casa. Vale lembrar que o "primo" Kia EV6 também estava entre os finalistas, assim como o Audi e-tron GT (nesse caso, nenhuma surpresa).
O Ioniq 5 é vendido em duas configurações: com apenas um motor elétrico, instalado na traseira; ou com dois propulsores, um em cada eixo. Tem 4,63 m de comprimento e é considerado um dos melhores projetos de carro 100% elétrico de todos os tempos. Tem três opções de baterias e autonomia entre 350 e 488 quilômetros, de acordo com a versão.
Na categoria World Luxury Car, de carros de luxo, o vencedor foi o também elétrico Mercedes-Benz EQS, um sedã com ótima aerodinâmica (Cx de 0,20) e longos 5,20m de comprimento. Também tem opções de motor único ou duplo (um em cada eixo) e venceu medalhões como o BMW iX e o Genesis GV70 (marca da Hyundai). Já na categoria World Performance Car, para esportivos, outro elétrico levou a melhor: o Audi e-tron GT, que usa a mesma plataforma do admirado Porsche Taycan e superou BMW M3/M4 e Toyota GR86/Subaru BRZ, entre outros.
Alguns degraus abaixo, na categoria de melhor carro urbano (World Urban Car), o ganhador foi um modelo movido por motor a combustão: o Toyota Yaris Cross, que deu poeira no Volkswagen Taigun (o T-Cross vendido na Índia) e no Opel Mokka. O Yaris Cross é um crossover com 4,18 m de comprimento e tem versões com tração dianteira ou integral, com propulsão a gasolina ou híbrida.