E depois dos Ioniq 5 e 6, a Hyundai apresentou o Ioniq 9. É um SUV de sete lugares que chegará ao mercado em 2025 como o maior elétrico já produzido pela marca sul-coreana.
Esse "SUVão" elétrico da Hyundai tem carroceria de visual bem futurista, que lembra muito a do Kia EV9. Essa semelhança é explicada pelo fato de os dois modelos compartilharem o mesmo projeto básico. Incluindo, obviamente, a plataforma Electric Global Modular Platform (E-GMP).
Com 5,06 metros de comprimento, 1,98 m de largura, 1,79 m de altura e entre-eixos de 3,13 m, o Ioniq 9 é um SUV de porte grande, maior inclusive que o grandalhão - e recém-lançado no Brasil - Palisade.
O modelo será comercializado inicialmente com três opções de configuração mecânica. A menos potente delas é a Long-Range RWD, que é equipada com um motor traseiro de 218 cv de potência e uma bateria de 110,3 kWh, que permitirá ao SUV rodar até 620 quilômetros com uma carga (ciclo WLTP).
A linha inclui ainda a Long-Range AWD, que tem dois motores, tração integral e 313 cv de potência, e a Performance AWD, também com dois motores, mas com 436 cv de potência combinada. Ambas também com bateria de 110,3 kWh.
Na configuração mais potente, o Ioniq 9 acelera de zero a 100 km/h em 5,2 segundos e atinge 200 km/h de velocidade máxima. Números impressionantes para um elétrico sem pretensões esportivas. Ainda mais para um SUV de sete lugares.
Com dimensões externas generosas, espaço não é problema para o Ioniq 9. Mesmo com os três assentos ocupados, o porta-malas tem 620 litros. E ainda há um bagageiro dianteiro, com até 88 litros de capacidade.
Além da configuração de sete lugares, é possível optar por uma configuração de seis ocupantes, equipada com assentos individuais reclináveis, giratórios e com sistema de massagem.
A lista de equipamentos do modelo inclui ainda itens como painel com telas panorâmicas, retrovisores externos por câmera, teto solar panorâmico, sistema de som premium Bose, suspensão adaptativa, sistema de cancelamento ativo de ruídos e até um esterilizador UV-C, criado para higienizar pequenos objetos, como um smartphone.
O Ioniq 9 estreará no mercado internacional no primeiro semestre de 2025, inicialmente na Coreia do Sul e Estados Unidos.
Outros mercados também deverão receber o modelo, mas a Hyundai ainda não divulgou uma data para o lançamento.
Será que o SUV elétrico seria uma boa para o Brasil? Não custa nada lembrar que a Kia já confirmou a venda do EV9 no nosso mercado.