A Caoa, como bem sabemos, tem atividades em parceria com a chinesa Chery - com a qual tem investido fortemente em carros elétricos. Mas também é responsável pela venda de alguns modelos da Hyundai no país, e parece que quer mesmo quer apostar nisso também com a marca sul-coreana.
Segundo a revista Quatro Rodas, o carro em questão seria o Kona, que foi lançado lá fora em 2017 e atualmente existe em versões com motorizações a combustão, híbrida e 100% elétrico. Aqui, as duas últimas opções já foram homologadas.
Além de já ter sido registrado, o carro também foi visto em testes de rodagem. Como um mais um é igual a dois, tudo sugere que seu lançamento está próximo.
O Kona mais simples tem bateria de 39 kWh, que proporciona uma autonomia de até 305 quilômetros (ciclo WLTP). VAi de zero a 100 km/h em 9,9 segundos e à velocidade máxima de 155 km/h.
Acima dele há a versão com 64 kWh, que pode levar o carro a rodar cerca de 600 quilômetros (WLTP) em ambiente exclusivamente urbano, até precisar de recarga. O zero a 100 km/h é feito em 7,9 segundos e a máima é de 167 km/h.
Por dentro o Kona atual tem painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas e tela multimídia de 8 ou 10,25 polegadas, freio elétrico de estacionamento e forrações em tecido ou couro.
Dependendo da versão, também vem com carregador sem fio para celulares e Apple CarPlay e Android Auto com conexão sem fio.
O carro tem, ainda, algumas assistências ao motorista, como monitor de ponto cego, manutenção de faixa, alerta de movimentação traseira, frenagem de emergência, detector de fadiga e controle de velocidade adaptativo com start/stop, entre outros.
A frenagem regenerativa também está na lista. Aliás, o Kona de 64 kWh - que sem dúvida é o mais cotado para o Brasil - pode recuperar 80% da carga de sua bateria em 47 minutos, em fonte de 100 kW, ou em 64 minutos, em fonte de 50 kW (ambas DC). Em corrente alternada, serão 6h50min a 10,5 kW ou 9h15m com fonte de 7,2 kW.