A Hyundai lança oficialmente no Brasil nesta quarta-feira (25) o novo Creta, que chega como linha 2022 com design totalmente diferente, nova disposição de motores e diversos incrementos em termos de segurança, conforto e tecnologia. A pré-venda se inicia agora, mas as vendas tradicionais vão começar nos próximos meses. Os valores de lançamento variam de R$ 107.490 a R$ 146.990.
Serão quatro versões de acabamento - chamadas Comfort, Limited, Platinum e Ultimate. As três primeiras adotam o motor 1.0 turbo GDi de 120 cv, enquanto a última, topo de linha, mantém o 2.0 aspirado de 167 cv, rebatizado de "Nu" para "SmartStream". O câmbio é sempre automático de seis marchas - veja os detalhes de cada configuração abaixo.
Antes de falarmos sobre o novo Creta, especificamente, importante dizer que a Hyundai continuará a vender uma versão de entrada do modelo atual, a "Action", mais pensada para vendas diretas e ao público PCD. Custa R$ 96.490 e segue com o motor Gamma 1.6 flex de até 130 cv. Como novidade na linha 2022, terá sistema start-stop, botão de partida e monitoramento de pressão dos pneus.
Segue com o mesmo pacote oferecido pelo Creta Action 2021, com o acréscimo do sistema start-stop, do botão de partida e do sistema de monitoramento de pressão dos pneus.
Vem de série com uma série de itens básicos para um carro desse segmento, como ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas e alarme. Mas também traz no pacote de série equipamentos como rodas de liga leve aro 16"; luzes de posição em LED (DRL); sensor de monitoramento de pressão dos pneus; câmera de ré; entrada USB traseira e volante com ajuste de altura e profundidade.
O sistema multimídia é o blueMedia, com tela de oito polegadas. Entre os itens de segurança, vem com seis airbags, freio a disco nas quatro rodas e piloto automático com limitador de velocidade.
Acrescenta ao pacote da versão Comfort rodas de 17 polegadas diamantadas; volante revestido em couro; sensor de estacionamento traseiro; faróis de neblina; ar com display digital; borboletas para trocas de marcha atrás do volante; chave presencial e carregador de celular sem fio no console. Já a central multimídia, de 8 polegadas, passa a poder incorporar o sistema bluelink (veja mais abaixo).
A versão mais cara com o motor 1.0 turbo tem tudo que já foi mencionado e ainda oferece bancos de couro; tela digital de 7 polegadas colorida no quadro de instrumentos; console central mais elevado e a central multimídia blueNAV com tela de 10,25 polegadas - que, segundo a Hyundai, é a maior da categoria -; câmera de monitoramento de ponto cego; freio de estacionamento por botão; banco do motorista com ventilação; câmeras 360º; teto solar panorâmico e seletor de modos de condução.
A versão mais cara e completa, por fim, tem proposta de equipamentos muito parecida com a da versão Platinum, mas é diferente em alguns quesitos: a roda passa a ser de 18 polegadas, também diamantada; vem com banco de couro em dois tons (marrom e bege); e acrescenta faróis full-LED, detector de fadiga, sistema de frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência na faixa (com aviso sonoro e atuador no volante), farol alto adaptativo, o piloto automático adaptativo (ACC) e ainda o sensor de estacionamento dianteiro.
Feito sobre a mesma plataforma do modelo anterior, em Piracicaba (SP), o Creta passa a usar a atual linguagem de design da empresa, chamada "Esportividade Sensual" - bastante polêmica, diga-se. Ligeiramente diferente do modelo russo, tem grade frontal exclusiva ao Brasil, em formato hexagonal, e de acordo com a versão pode vir com barras horizontais ou elementos em "cascata", emoldurados em prata ou cromado.
O farol é outra assinatura do novo desenho, evidenciado pelas luzes diurnas em LED (DRL), disponíveis em todas as versões - mas é só na mais cara, a Ultimate 2.0, que os conjuntos ópticos são full-LED. Repare, também, na silhueta lateral do SUV, que tem um elemento de design na forma de moldura que segue pela linha superior das portas e termina na coluna C, sempre na cor prata.
As rodas de liga-leve são aro 16" na versão de entrada; diamantadas e de aro 17" nas intermediárias; e diamantadas de 18 polegadas na mais completa. Na traseira, a inscrição com o nome passa a ser centralizada e as identificações dos motores ficam ao lado direito da tampa do porta-malas. São seis cores: preto e branco (sólidas); dois tipos de prata e um cinza (metálicas); e um azul perolizado.
Com exceção da cor preta, as outras podem vir - "como opção e sob consulta" segundo a Hyundai - com teto, barras de teto e moldura da coluna C pintados em preto.
O novo Creta também está maior: são 4,30 m de comprimento (1 cm a mais), 1,79 m de largura (1 cm a mais) e 2,61 m de entre-eixos (2 cm maior). De acordo com a Hyundai, há mais espaço para pernas, ombros e joelhos, inclusive para os ocupantes traseiros. "Tudo foi pensado e desenhado para ser mais confortável e mais bem organizado", afirma a empresa sul-coreana.
O que a marca não divulgou é que para privilegiar esse conforto para os ocupantes, o carro perdeu volume no porta-malas, que caiu de 431 para 422 litros. Perda pequena, mas importante.
A Hyundai diz que o interior do carro está mais luxuoso graças ao novo padrão de acabamento, mais agradável ao toque e aos novos tons dos revestimentos. Há novos bancos, o console central está mais elevado (mas não em todas as versões) e o painel central fica ergonomicamente voltado para o motorista, o que permite, de acordo com a empresa, melhor visualização dos comandos.
Em termos de equipamentos, o volante de base reta e a alavanca de câmbio em "T" tentam reforçar a tentativa da empresa de criar um cabine mais esportiva e luxuosa - o freio de mão por botão é outra novidade, que abre mais espaço no console. Outros destaques são o painel digital colorido de sete polegadas atrás do volante, o ar-condicionado automático com display digital e o seletor de modo de condução – com as opções "Normal", "Smart", "Eco" e "Sport". O teto panorâmico também é inédito.
Também precisamos falar da central multimídia BlueNAV, que passa a oferecer a maior tela colorida da categoria, de 10,25 polegadas, com navegador e conexão via Apple Car Play e Android Auto (com fio). Ela vem com câmeras de ré, lateral e frontal, que formam uma visão 360º do carro e, graças ao sistema chamado "Smart Camera 360°", é possível ter até oito modos de visão do veículo pela tela.
O conceito global da Hyundai de conectividade veicular, conhecido como Bluelink, também tem novidades. Oferece serviços de rastreamento e recuperação; possibilidade de realizar comandos pelo celular (como ligar, abrir as janelas, ajustar a temperatura do ar e acessar as câmeras, o que significa que dá para visualizar, pelo app, o que está ao redor do automóvel mesmo se você estiver fora dele).
Também há comandos de voz: ao pressionar o botão no volante, uma série de funcionalidades do carro podem ser acionadas, como ligar e desligar o ar-condicionado; ativar a ventilação do banco do motorista e abrir e fechar os vidros. Caso o Bluelink esteja ativado, por comandos de voz também será possível enviar mensagens de texto e obter informações sobre o clima, entre outras funcionalidades.
O pacote para o novo Creta será gratuito nos primeiros seis primeiros meses. Depois, os serviços terão mensalidade de R$ 29,90 para o plano básico ou de R$ 49,90 para o uso com navegação por GPS.
O pacote de segurança "SmartSense", que conhecemos do HB20, também chega ao Creta 2022. Além da "Câmera 360°", vem com sensor de ponto cego; frenagem autônoma de emergência; assistente de permanência em faixa, com aviso sonoro e atuador; detector de fadiga; farol alto adaptativo e o piloto automático adaptativo (ACC) - mas, como destrinchamos acima, alguns desses itens são limitados à versão mais completa.
Na parte de segurança passiva, são seis airbags em todas as versões, freios a disco nas quatro rodas e acionamento inteligente das luzes de direção, assim como freios ABS com EBD; controles eletrônicos de estabilidade e tração; assistente de partida em rampa; sinalização de frenagem de emergência e o sistema de monitoramento de pressão dos pneus.
O novo Creta, como falamos, terá motor 1.0 TGDi de três-cilindros com injeção direta de combustível nas configurações Comfort, Limited e Platinum - o mesmo do HB20, que tem 120 cv e 17,5 kgf.m de torque, desde as 1.500 rpm. Já a versão mais cara usa o 2.0 aspirado que oferece 167 cv e 20,6 kgf.m. A caixa de câmbio será sempre automática de seis marchas e os dois terão sistema start-stop.
São cinco anos de garantia, sem limite de quilometragem, para veículos de uso particular - nas aplicações comerciais, a garantia é de cinco anos ou 100 mil quilômetros. O SUV, de acordo com a empresa, terá revisões até 60 mil quilômetros com preços fixos para ambas as motorizações.
O sistema de pré-venda que começa nesta quarta terá benefícios exclusivos. Os 1.000 primeiros clientes que fizerem a reserva terão as seguintes vantagens: