A marca sul-coreana fez uma parceria com a Vivo para lançar a ferramenta, que integra a central multimídia do próprio veículo, aplicativos no celular e um call center. O Bluelink promete um pacote de serviços que parece um misto de funcionalidades do OnStar, da Chevrolet, e do Connecte Me, lançado pela Fiat na nova Toro.
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HB20 no celular
O aplicativo Bluelink segue a lógica de permitir que o dono do HB20 receba alertas e também acione algumas funções do carro pelo smartphone. Com a ferramenta, é possível fechar e abrir portas e janelas e ligar o motor do carro - mas não dá para regular ou ligar o ar, é preciso deixar a climatização já "pronta" nesses casos.
O dono do veículo também consegue acionar o pisca alerta ou o alarme pelo celular, caso precise localizar o carro em um estacionamento. Uma bossa é que essas funções no app vêm acompanhadas de um som próprio. Ao dar o comando de ligar o automóvel, o aplicativo emite um barulho que simula o motor, por exemplo.
A plataforma, obviamente, dispara aqueles avisos clássicos. O proprietário estabelece seus parâmetros e pode receber alertas para ultrapassagem de velocidade, além de limites geográficos e de horários em que o carro pode trafegar. Isso inclui o Alerta de Valet, com velocidade e distância máximas, e tempo de motor ocioso.
Bom salientar que esses serviços funcionam como avisos, simplesmente. Além deles, o usuário tem acesso ao diagnóstico do carro pelo smartphone e pode receber um relatório periódico sobre seu estilo de condução, com gráficos e números.
Tem também a função Find My Car para localização em tempo real do veículo, avisos de roubo e furto - inclusive se alguém tentar forçar a maçaneta da porta ou se o alarme disparar -, além de reunir locais favoritos, como restaurantes, lojas e concessionárias da marca.
Pela central de atendimento
O sistema integra um serviço parecido com o do OnStar, da GM, no qual é possível acessar uma central através de botões no retrovisor interno. Um deles é o SOS Bluelink, que aciona a assistência 24 horas em caso de pane. Esse serviço, que é pago à parte na linha Hyundai, será gratuito por um ano para quem optar pelo Bluelink.
O dispositivo também tem a notificação automática de colisão. Através de informações do carro - como disparo dos airbags -, a central já aciona os serviços de emergência de acordo com a localização do veículo.
O Bluelink ainda tem a opção de rastrear o veículo e fazer o bloqueio do motor em caso de roubo e furto. Também notifica os agentes de segurança sobre a localização do carro depois do bloqueio. Desta forma, o usuário pode ligar para a central do serviço para informar sobre o assalto.
Pela central multimídia do HB20
O sistema multimídia dos carros continua a oferecer as informações de diagnóstico do veículo. Em caso de falhas, um alerta é emitido na central e também no aplicativo do smartphone.
Ao mesmo tempo, a central agora traz o Modo Valet, no qual, pela tela do equipamento, é possível inserir uma senha e impedir que outra pessoa acesse as informações do veículo pelo multimídia.
Curiosamente, o sistema de conectividade deve duas funcionalidades, pelo menos por enquanto. Uma delas é o wi-fi a bordo, item que várias marcas já oferecem. Outra é a atualização remota do sistema.
Quanto custa o Bluelink?
O sistema será oferecido na linha 2022 do HB20 como item de série nas versões Sport TGDI 1.0 AT e Diamond TGDI 1.0 AT do hatch. Também será de fábrica no HB20S Diamond TGDI 1.0 AT e nos HB20X Diamond 1.6 AT e Diamond Plus 1.6 AT.O Bluelink será opcional a partir das versões Evolution 1.0 MT das configurações hatch e sedã, e da Evolution 1.6 AT do HB20X. O equipamento tem preço sugerido de R$ 1.400. Mas há também um custo mensal pelo serviço depois de seis meses de "cortesia": a mensalidade do Bluelink para a linha HB20 fica em R$ 29,90.
Por enquanto, não há previsão de a tecnologia chegar à linha do Creta, mas o SUV compacto será renovado no segundo semestre, quando deve estrear o sistema.
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