Prepare-se para uma avalanche de Hyundai na tomada nos próximos anos. O fabricante sul-coreano quer se firmar como um dos maiores entre produtores de eletrificados e por isso prepara uma ofensiva de veículos zero combustão já para 2022. Ao todo, serão 10 carros.
Dentro desta estratégia, estão previstos sete utilitários esportivos e três sedãs (inclusive variantes de modelos existentes e da nova divisão de elétricos iOniq) para os próximos dois anos. Os lançamentos incluem híbridos leves, híbridos plug-in, elétricos e até modelos movidos a hidrogênio. Ofensiva parecida com a da Volkswagen.
O que já se sabe é que os sedãs Elantra e Sonata, e os SUVs Tucson e Santa Fe ganharão versões híbridas. Elantra e Tucson, inclusive, foram recentemente renovados e estão cotados para serem feitos na fábrica da Caoa Hyundai em Anápolis (GO). O utilitário e seu parente maior ainda terão opções plug-in.
Já a investida puramente elétrica virá em forma da nova marca da Hyundai. O SUV iOniq 5 e o sedã-cupê iOniq 6 farão as vezes de debutar o novo braço de zero emissões da empresa. SUVs e sedãs maiores desta nova linha são aguardados para até 2024. Já o Kona, com emblema da montadora dominante, terá uma versão 100% elétrica também em 2022.
A grande expectativa, porém, está para o Nexo. Trata-se do crossover que a Hyundai prepara movido por células de combustível (hidrogênio).