Ícone do design, o Audi TT sairá de cena

Limitada a 50 unidades, versão final do modelo na carroceria conversível tem visual exclusivo, 228 cv e tração integral

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Ícone do design, o Audi TT sairá de cena
Lucas Cardoso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Alguns carros marcam mais do que outros, e certamente o Audi TT é um desses modelos. Infelizmente, o roadster está com os dias contados e acaba de ganhar a sua derradeira versão: a Final Edition. A variante tem motor de 228 cv, tração integral e sairá apenas na carroceria conversível.

A cor da versão é o verde Goodwood Green Pearl, que remete ao TT Roadster de primeira geração. A série limitada também recebe o pacote externo S Line, que adiciona detalhes em cinza fosco nos para-choques e nas saias laterais.

2023 Audi Tt Roadster Final Edition Usa 1 2048x1366 F3
A versão Final Edition será vendida apenas para o mercado norte-americano em 50 unidades
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O mesmo tom de cinza também aparece na capota de tecido usada na versão. O visual é bem parecido com o da edição de 20º aniversário do roadster, vendida em 2019. Na configuração, as rodas são de liga leve com aro de 20 polegadas e bonito design, com 10 raios.

O interior tem revestimento em couro marrom Palomino nos bancos, nos painéis de porta e também na moldura do console central. O painel tem couro preto e detalhes cromados em aço escovado, como nas saídas de ar, além de fibra de carbono em algumas superfícies.

O conjunto mecânico do TT Roadster Final Edition tem motor 2.0 turbo de 228 cv
Crédito: Divulgação
toggle button

Mecânica clássica

O coração do TT é o motor turbo 2.0 litros capaz de gerar até 228 cv de potência e 35,7 kgf.m de torque. É  casado a uma transmissão automatizada S-Tronic de dupla embreagem e sete marchas. Com o conjunto, o TT Roadster acelera de zero a 100 km/h em apenas 5,6 segundos.

Na traseira, o escape duplo e o defletor de ar valorizam a proposta esportiva do Audi TT
Crédito: Divulgação
toggle button

As suspensões do modelo têm o ajuste esportivo da versão TTS e pneus e perfil baixo. Os ajustes garantem mais firmeza e reduzem o centro de gravidade. A direção elétrica da versão também é mais direta que a convencional usada no TT.

Exclusiva para o mercado norte-americano, a Final Edition terá apenas 50 unidades. O preço sugerido lá na terra do Tio Sam é de 67.800 dólares (R$ 331 mil, em conversão direta sem impostos).

Ícone do design

Com nome em homenagem à Tourist Trophy (a corrida de motocicletas mais perigosa do planeta), o TT foi apresentado pela primeira vez ao mercado automotivo em 1998, no Salão de Frankfurt, na Alemanha.

No interior do roadster, os bancos têm forração em couro marrom com partes em preto
Crédito: Divulgação
toggle button

O modelo tinha um design inovador para a época. Foi inspirado pelo arquiteto Walter Gropius, da escola de artes de Bauhaus. Era tão estiloso que o TT, montado sobre a plataforma do Golf, foi parar nas salas de cinema no filme "Eu, Robô", estrelado por Will Smith, como um modelo futurista.

O Audi TT no Brasil

O Audi T foi lançado no mercado brasileiro em 1998. A segunda geração veio em 2006, a terceira chegou em 2014 e o modelo deixou de ser importado em 2018. Já a versão TT RS chegou em 2012, com motor 2.5 TFSI de 340 cv. Em 2018, o carro passou a ter o motor 2.5 de cinco cilindros, que rendia 400 cv. O fim da importação aconteceu em 2022.

Comentários
Wid badge