O canal de notícias da Webmotors

Ícone do design, o Audi TT sairá de cena

Limitada a 50 unidades, versão final do modelo na carroceria conversível tem visual exclusivo, 228 cv e tração integral

por Lucas Cardoso

Alguns carros marcam mais do que outros, e certamente o Audi TT é um desses modelos. Infelizmente, o roadster está com os dias contados e acaba de ganhar a sua derradeira versão: a Final Edition. A variante tem motor de 228 cv, tração integral e sairá apenas na carroceria conversível.
A cor da versão é o verde Goodwood Green Pearl, que remete ao TT Roadster de primeira geração. A série limitada também recebe o pacote externo S Line, que adiciona detalhes em cinza fosco nos para-choques e nas saias laterais.

O mesmo tom de cinza também aparece na capota de tecido usada na versão. O visual é bem parecido com o da edição de 20º aniversário do roadster, vendida em 2019. Na configuração, as rodas são de liga leve com aro de 20 polegadas e bonito design, com 10 raios.
O interior tem revestimento em couro marrom Palomino nos bancos, nos painéis de porta e também na moldura do console central. O painel tem couro preto e detalhes cromados em aço escovado, como nas saídas de ar, além de fibra de carbono em algumas superfícies.

Mecânica clássica

O coração do TT é o motor turbo 2.0 litros capaz de gerar até 228 cv de potência e 35,7 kgf.m de torque. É  casado a uma transmissão automatizada S-Tronic de dupla embreagem e sete marchas. Com o conjunto, o TT Roadster acelera de zero a 100 km/h em apenas 5,6 segundos.

As suspensões do modelo têm o ajuste esportivo da versão TTS e pneus e perfil baixo. Os ajustes garantem mais firmeza e reduzem o centro de gravidade. A direção elétrica da versão também é mais direta que a convencional usada no TT.
Exclusiva para o mercado norte-americano, a Final Edition terá apenas 50 unidades. O preço sugerido lá na terra do Tio Sam é de 67.800 dólares (R$ 331 mil, em conversão direta sem impostos).
Oferta Relacionada: Marca:AUDI Modelo:TT-RS

Ícone do design

Com nome em homenagem à Tourist Trophy (a corrida de motocicletas mais perigosa do planeta), o TT foi apresentado pela primeira vez ao mercado automotivo em 1998, no Salão de Frankfurt, na Alemanha.

O modelo tinha um design inovador para a época. Foi inspirado pelo arquiteto Walter Gropius, da escola de artes de Bauhaus. Era tão estiloso que o TT, montado sobre a plataforma do Golf, foi parar nas salas de cinema no filme "Eu, Robô", estrelado por Will Smith, como um modelo futurista.

O Audi TT no Brasil

O Audi T foi lançado no mercado brasileiro em 1998. A segunda geração veio em 2006, a terceira chegou em 2014 e o modelo deixou de ser importado em 2018. Já a versão TT RS chegou em 2012, com motor 2.5 TFSI de 340 cv. Em 2018, o carro passou a ter o motor 2.5 de cinco cilindros, que rendia 400 cv. O fim da importação aconteceu em 2022.

Comentários

Carregar mais