O novo Mini Aceman acaba de aparecer completamente "despido". Com lançamento na China previsto para abril, o modelo da marca britânica movido a bateria apareceu, sem nenhum disfarce, em fotos publicadas no banco de registros de veículos novos da China.
As imagens confirmam que o modelo tem design bastante alinhado com a identidade visual dos atuais modelos elétricos da marca, em especial com o Countryman que é vendido lá fora. Nos registros feitos até agora, nos quais o Mini elétrico ainda aparecia camuflado, já era possível antecipar parte desses detalhes.
A linha de cintura é bem alta, como de costume nos carros da marca, e a dianteira parece mais bruta se comparada às dos demais modelos. Parte dessa percepção vem das molduras plásticas que percorrem toda a parte inferior da carroceria.
O material está nos para-choques, nas caixas de roda e nas laterais, onde as peças lembram bastante os airbumps dos modelos Citroën. A área envidraçada é curta e as rodas têm design com oito raios.
O conjunto de iluminação é o mesmo que já havia sido antecipado em imagens do modelo camuflado. Na dianteira, os faróis têm formato irregular e com a assinatura em LED acompanhando o desenho da peça e três projetores ao centro. As lanternas repetem a tradição do arranjo de luzes em alusão à bandeira da Inglaterra.
De maneira geral, o visual do Aceman é bem parecido com o que é visto no Countryman elétrico, só que em proporções menores. Aliás, as medidas do Aceman também foram vazadas no registro da indústria chinesa.
O modelo padrão tem 4,07 m de comprimento, com o Aceman S medindo 2 cm a mais. A largura é de 1,75 m e a altura é de 1,51 m, com 2,60 m de entre-eixos - 10 cm maior que a cabine do Cooper elétrico e 7 cm menor que a do Countryman híbrido, ambos vendidos por aqui. O peso é de 1.700 quilos.
Para empurrar esse peso, o lançamento da Mini terá um motor elétrico dianteiro que pode render 184 cv. Isso na versão padrão - na versão S, serão 218 cv. É a mesma potência do Cooper elétrico atualmente vendido por aqui.
Já a bateria pode ser de 40kWh, com 300 quilômetros de autonomia, ou 54 kWh, com 400 quilômetros de alcance. Essa última só estará disponível na versão S. Os números são do ciclo chinês.
A versão Aceman sem sobrenome faz de zero a 100 km/h 7,3 segundos, enquanto a opção apimentada leva 6,7 segundos na mesma condição.
A primeira aparição oficial do Aceman está prevista para o mês de abril, durante o Salão do Automóvel da China. Já a chegada ao mercado global ainda deve demorar um pouco.
O lançamento por aqui também não foi confirmado, mas a Mini certamente irá trazer um novo elétrico em breve, para substituir o atual.