Os novos Volkswagen Polo e Virtus com o motor 1.0 turbo de 105 cv ainda não têm data de lançamento no Brasil. Mas já sabemos quais são os números de consumo oficiais da dupla: a informação foi divulgada pelo Inmetro na tabela de 2022 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE Veicular).
A variação de 105 cv do motor 1.0 turbo (conhecida como 170 TSI na nomenclatura da fábrica) é velha conhecida: equipou o subcompacto Up! TSI entre 2015 e 2021, no Brasil. No Polo e no Virtus, chega agora para substituir o 1.6 16 válvulas aspirado de 117 cv, descontinuado com a entrada em vigor do padrão de emissões Proconve P7.
De acordo com a tabela do Inmetro, no Polo o motor 170 TSI vem casado com um câmbio manual de cinco marchas. Já no Virtus, o mesmo propulsor é oferecido também com a transmissão automática de seis marchas. Abastecido com gasolina, o hatch registra médias de 13,8 km/l na cidade e 16,5 km/h na estrada. Com o mesmo combustível, o sedã manual roda até 13,8 km/l (cidade) e 16,3 km/l (estrada), enquanto o automático faz médias de 12,4 km/l (cidade) e 15,6 km/l (estrada).
Os resultados deixam o Polo bem posicionado entre os automóveis mais econômicos do mercado brasileiro. Mesmo com o motor turbo, o modelo registra médias de consumo próximas às dos aspirados Chevrolet Onix (13,8 km/l na cidade e 16,6 km/l na estrada, com gasolina) e Peugeot 208 Like (14,7 km/l na cidade e 16,3 km/l na estrada).
O mesmo acontece com o Virtus. O sedã compacto manual iguala com o Chevrolet Onix Plus aspirado em consumo urbano. Já o 170 TSI automático supera por estreita margem o consumo médio na cidade do Onix Plus turbo, registrando 12,4 km/l, contra 12,2 km/l do rival.
A nova motorização virá acompanhada de uma atualização visual nos dois modelos. O Polo incorpora a dianteira lançada na Europa em 2021, mas mantém a traseira do carro atual. Já o Virtus deverá seguir um estilo próximo ao do Virtus lançado recentemente no mercado indiano, que recebeu vários elementos visuais vistos por aqui no SUV-cupê Nivus.