(Xangai, China) O Salão de Xangai, na China, começou quente para o Brasil. Na manhã desta segunda-feira, a JAC Motors apresentou o S2, que será comercializado no Brasil a partir de agosto do próximo ano com o nome de T3. O modelo, que faz o estilo aventureiro e chega para brigar com modelos como Volkswagen CrossFox, Renault Sandero Stepway e Hyundai HB20X, será o primeiro a ser produzido na fábrica que a JAC está construindo em Camaçari, Bahia.
Importante destacar que os primeiros modelos comercializados no Brasil ainda serão importados da China e somente depois passarão a ser feitos em solo baiano. O preço, apesar de a JAC não confirmar, deverá girar em torno de R$ 50.000 e R$ 55.000.
O T3 mostra uma evolução no design, revelando forte influência dos modelos da Hyundai - especialmente i30 -, tanto na dianteira quanto na traseira. De acordo com Sérgio Habib, presidente da JAC do Brasil, o carro foi desenhado na Itália com foco total em atender o perfil do consumidor brasileiro. Por dentro, além do espaço confortável para os que viajam no bancio traseiro, o acabamento é muito sóbrio. As peças são de qualidade 'ok' para o segmento do veículo, não apresentam rebarbas e estão muito bem encaixadas.
Entre os equipamentos de série, podemos apostar uma lista bem completa com ar-condicionado, travas e vidros elétricos, alarme, rodas de liga leve, direção hidráulica, central multimídia com tela sensível ao toque, e todo o conjunto de apetrechos estéticos que um 'off-road urbano' recebe: suspensão ligeiramente elevada, caixas de rodas maiores, rack no teto, soleiras, entre outros. Uma linha de acessórios também será criada para o T3.
O motor será o mesmo utilizado atualmente na família J3, o já conhecido 1.5 JetFlex (bicombustível) de 127 cv de potência a 6.000 rpm e 15,7 kgf.m de torque a 4.000 giros, quando abastecido com etanol. A principal novidade deste conjunto mecânico é a transmissão automática CVT (continuamente variável) como opção para o câmbio manual de cinco marchas.
Deste modelo nascerá uma família de veículos formada por um hatch e um sedã. Os mdeolos substituirão os atuais J3 e J3 Turin e, apesar de a JAC não confirmar, deverá manter estes nomes para os novos modelos.
MAIS BRASIL
Além do T3, outros dois carros expostos no estande da JAC no Salão de Xangai estão confirmados para o Brasil: o T7 (segundo semestre de 2016), uma van de passageiros abaixo da T8, e o T5, utilitário esportivo compacto para atuar no mercado abaixo do recém-lançado T6. O T5 chega este ano ainda (dezembro) com motor 1.5 JetFlex, mas apenas com transmissão manual de cinco marchas. Posteriormente, em maio de 2016, a versão automática CVT passará a ser vendida também.
Viagem a convite da JAC Motors