Carros elétricos são caros e têm autonomia curta, certo? Errado. A evolução dos elétricos acontece na velocidade da luz (com trocadilho) e hoje muitos modelos já rodam mais de 400 quilômetros com uma carga - é a distância média da maioria dos modelos com motores a combustão. Alguns chegam até a 1.000 quilômetros. Mas são modelos grandes e caros.
Pois o JAC Yiwei 3 subverteu toda essa lógica. Mais recente modelo lançado pela JAC Auto chinesa, o carrinho é um compacto urbano. Mas tem bom espaço interno e alguma sofisticação. E ainda por cima pode rodar até 505 quilômetros com uma única carga completa da bateria. Para perímetro urbano, é excelente!
Quer mais? O modelo será vendido por lá por 97.900 yuans, valor equivalente a R$ 68.600, um preço excelente para um elétrico com ótima autonomia (medida no padrão chinês, claro). O modelinho é o primeiro de uma linha de modelos, que será composta por outros quatro a serem lançados até 2025 - e cujos nomes serão Yiwei X3, Yiwei 5 e Yiwei X5.
O Yiwei tem 4 m comprimento e 2,62 m de entre-eixos. O design lembra os de alguns carros chineses que ja vimos, com aspecto clean, linhas vagamente arredondas, faróis redondos que lhe dão um aspecto "fofinho" e lanternas quadradas com contornos suaves. Tudo relativamente simples, mas bem simpático.
No interior, o Yiwei 3 exibe uma grande tela multimídia de 15,6 polegadas, painel digital e recarga de smartphones por indução. O volante tem dois raios e base chata. Em resumo, a cabine tem certa sofisticação, mas nada de luxos extremos.
O carro tem duas opções de motores elétricos - uma que rende o equivalente a 95 cv e autonomia de 405 quilômetros, e outra com o equivalente a 136 cv e até 505 km de autonomia. Uma terceira versão com motor alimentado por bateria sódio, está nos planos - e terá autonomia de 600 quilômetros.
Se fosse importado para o mercado brasileiro, o Yiwei 3 poderia custar até o triplo do cobrado na China que seria competitivo. O modelo elétrico mais barato à venda por aqui atualmente é o JAC E-JS1, que custa R$ 145.900. Mas é um subcompacto com motor que rende o equivalente a 62 cv, e sua autonomia é de apenas 300 quilômetros.