Jaguar F-Type ganha versão 2.0 sem perder essência

Motor é o turbo de 300 cv do E-Pace. Aceleramos em Interlagos a novidade, que custa R$ 140 mil a menos que o F-Type V6

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Alessandro Reis
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O que você acha de gastar R$ 140 mil a menos na compra de um esportivo de luxo, abrindo mão do status dos motores V6 e V8, porém mantendo a essência das versões mais potentes e rápidas? Essa é a proposta da nova configuração de entrada do Jaguar F-Type, equipada com motor 2.0, já disponível nas concessionárias da marca britânica com preço inicial sugerido de R$ 339.929 - exatamente R$ 141.340 mais em conta que o F-Type S V6, versão intermediária que custa a partir de R$ 481.269.

Reestilização da linha 2019 do Jaguar F-Type inclui faróis full-LED, novos para-choques e detalhes em preto brilhante. Na foto, a nova versão 2.0 turbo
Reestilização da linha 2019 do Jaguar F-Type inclui faróis full-LED, novos para-choques e detalhes em preto brilhante. Na foto, a nova versão 2.0 turbo
Crédito: Divulgação
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Essa nova motorização de quatro cilindros também chega com opção Cabrio, conversível, a partir de R$ 346.144.

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A novidade traz sob o capô o mesmo motor Ingenium 2.0 turbo, dotado de injeção direta de gasolina, que já equipa o SUV compacto E-Pace. Desenvolvido e fabricado pela Jaguar Land Rover no Reino Unido, ele rende 300 cv de potência e 40,8 kgf.m de torque a apenas 1.500 rpm - segundo a fabricante, é o quatro-cilindros mais potente que a marca já produziu. Em fevereiro passado, esse mesmo propulsor, que substitui a antiga unidade 2.0 de origem Ford, passou a equipar o Evoque e o Discovery Sport, da co-irmã Land Rover, com potências de 200 cv e 250 cv.

Jaguar F-Type cupê 2.0 traz saída do escapamento central na traseira e rodas de liga leve de 20 polegadas
Crédito: Divulgação
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A título de comparação, o 3.0 V6 Supercharged do F-Type rende 380 cv e 46,9 kgfm na versão S (em princípio, a variante de seis cilindros com 340 cv deixa de ser importada) e o 5.0 V8 Supercharged da opção SVR gera 575 cv e 71,4 kgfm - o mais pontete conta com tração integral, nas quatro rodas.

Mais leve

Motor 2.0 Ingenium turbo rende 300 cv e 40,8 kgf.m e é o mesmo utilizado no E-Pace
Crédito: Divulgação
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De acordo com a Jaguar Land Rover, o novo Ingenium, construído com bloco e cabeçote de alumínio, deixou o cupê 52 kg mais leve na comparação com o V6. São 1.525 kg, peso bem razoável para um carro luxuoso e bem equipado. Também contribui para isso a carroceria feita com o mesmo metal, como nas demais configurações.

Equipado com a mesma transmissão automática de oito marchas da ZF, presente na versão de seis cilindros, o F-Type 2.0 acelera de zero a 100 km/h em 5,7 segundos e atinge máxima de 250 km/h - são 0,4 segundos a menos que o F-Type S V6, que também tem máxima um pouco superior: 260 km/h. O lançamento conta com tração traseira, um dos atrativos do cupê inglês.

Jaguar F-Type 2019 2.0 também é vendido com carroceria conversível por R$ 346.144
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"O F-Type 2.0 Dynamic tem um chassi desenvolvido para lidar com quase 600 cv, a potência aproximada da versão SVR V8 (575 cv), e tem a metade disso. Motoristas comuns podem usar o carro de maneira mais relaxada, no dia a dia. O principal ponto da versão 2.0 é o prazer desfrutável. Mesmo com quatro cilindros, traz o ronco que sempre honrou o F-Type", diz Paulo Manzano, gerente de marketing e produto da Jaguar Land Rover no Brasil.

2.0 deve corresponder a 80% das vendas

De acordo com o executivo, a expectativa é que a versão de 300 cv corresponda a 80% das vendas do F-Type, sendo que a S V6 deverá responder por 15% dos emplacamentos. Os 5% restantes serão da configuração V8 SVR. A estimativa da marca é comercializar de 80 a cem unidades por ano.

Condução afiada; ronco, nem tanto

Além da nova configuração 2.0, Jaguar F-Type ganhou retoques visuais em todas as versões, como as lanternas traseiras fumê
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A convite da Jaguar, a reportagem do WM1 teve a oportunidade de experimentar um primeiro e rápido contato com o lançamento, dando três voltas no F-Type 2.0 no autódromo de Interlagos, em São Paulo. A primeira impressão é que, mesmo com o motor menor, o esportivo faz bonito no quesito performance. É um carro ágil, com suspensões firmes, feitas de alumínio, e com direção precisa.

Com 100% do torque à disposição a 1.500 rpm, as acelerações e as retomadas não têm a brutalidade dos V6 e V8, mas não fazem feio e, mais do que isso, permitem uma condução divertida e afiada. Colaboram o câmbio automático de oito velocidades e itens de série como a vetorização do torque das rodas traseiras, que distribuem a força entre a roda interna e a externa às curvas, facilitando seu contorno. O câmbio tem até integração com o navegador GPS e reduz marchas ao identificar uma curva ou uma elevação do terreno, por exemplo. Em termos de potência, o F-Type 2.0 se aproxima do Audi TTS, que rende 286 cv também com motor 2.0 turbinado, porém o rival alemão, dotado de tração nas quatro rodas, vai de zero a 100 km em 4,7 s, 1 s mais rápido que o Jaguar, que tem tração traseira.

Bem equipado! 

Cabine luxuosa traz ar-condicionado de 2 zonas e revestimentos de couro também na versão 2.0
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A versão Ingenium também traz requintes como suspensão adaptativa, freios com discos de 355 mm na dianteira e 325 mm na traseira e seletor de modos de condução, da mais pacata à mais esportiva - a tecla no console central também ajusta o ronco do escapamento com ponteira retangular central e, surpreendentemente, ele até chama a atenção, especialmente nas reduções de marcha, quando solta alguns estampidos que não fazem feio para um F-Type, famoso por seu rugido. Mas não espere ronco igual à da configuração V8...

Na linha 2019, Jaguar F-Type traz novos bancos esportivos, mais finos, com estrutura de magnésio. Eles são 8,5 kg mais leves
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De resto, o F-Type 2.0 mantém o padrão Jaguar das outras versões, trazendo de série bancos de couro, monitor de ponto cego, sensor de tráfego cruzado traseiro, câmera de ré, forro do teto de Alcantara, aerofólio traseiro ativo, teto solar panorâmico (apenas cupê), pedais de alumínio, luz alta automática, sensor de chave, escapamento ativo, sistema de som Meridian de 380 W, pacote de design R-Dynamic, ar-condicionado digital de duas zonas e rodas de liga leve de 20 polegadas. O volante e os bancos (são apenas dois lugares) têm ajustes elétricos.

Na linha 2019, agora todas as configurações do F-Type vêm de série com faróis full-LED e luz alta automática
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A opção com motor Ingenium faz parte da linha 2019 do F-Type, com mudanças pontuais no desenho para todas as versões: os faróis agora são full-LED, as lanteras traseiras são fumê e os para-choques foram redesenhados. Por dentro, o esportivo ganhou novos revestimentos, central multimídia "Touch Pro" atualizada e bancos esportivos mais finos e leves, com estrutura de magnésio, que reduziu o peso em 8,5 kg.

Outras versões chegam em breve

As configurações V6, que saem a partir dos já citados R$ 481.269 com carroceria cupê e desde R$ 487.849 na opção Cabrio, já podem ser encomendadas em regime de pré-venda, mas ainda não há estoque nas concessionárias. A Jaguar Land Rover informa, ainda, que o F-Type V8 SVR chega por volta do fim do ano, com preço na faixa dos R$ 750 mil.

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