É com pesar que o WM1 informa que o fim de uma lenda está próximo. A Jaguar anunciou que a linha 2023 do F-Type será a última - o carro deixará de ser produzido até 2025 para dar lugar a uma nova leva de modelos da marca inglesa, predominantemente elétrica.
Esta última fornada foi batizada de F-Type 75. O número alude justamente às sete décadas e meia de produção de modelos de alta performance. Para quem não lembra, tudo começou com o XK120, lançado em 1948 e que foi o craro de série mais rápido daquela época.
O F-Type 75 será vendido em duas versões, standard e R. A standard terá motor de quatro cilindros em linha com 2.0 litros e turbocompressor. Com potência máxima de 300 cv e tração apenas na traseira, levará o carro de zero a 100 km/h em 5,6 segundos e à velocidade máxima de 248 km/h.
Já a R terá duas configurações, ambas com motor V8 5.0 litros supercharger. A mais mansa renderá 450 cv, potência capaz de levar o carro à máxima de 285 km/h com aceleração de zero a 100 km/h em 4,4 segundos. A tração será traseira ou integral, ao gosto do comprador.
Na mais nervosa serão outros quinhentos - aliás, mais do que isso: 575 cv de potência, com zero a 100 km/h em 3,5 segundos e máxima limitada eletronicamente de 300 km/h. Aí a tração será apenas integral. Mas todos terão a mesma tramsmissão automática de oito marchas, com aletas no volante para trocas manuais.
Além destas três, permanecerá em produção por algum tempo a versão F-Type R-Dynamic, que tem as mesmas especificações da F-Type 75 standard. Uma curiosidade: as versões V8 têm um dispositivo chamado "quiet start", para que o motor não ronque alto demais ao ser ligado.
As versões "75" serão vendidas nas configurações cupê e conversível (roadster e cabriolet). Todas terão uma nova opção de cor verde, especial e exclusiva da série especial, batizada de Giola Green.
O visual dos "75", aliás, é aquele que já conhecemos: agressivo, imponente e elegante. Estão lá os faróis super-slim com LEDs e tecnologia Pixel, a assinatura em forma de "J" nas luzes de rodagem diurnas (DRLs) e o design dos para-choques inspirados em modelos de outrora, como o C-type e o D-type.
Em relação às versões normais, mudam apenas pequenos detalhes. Caso das rodas com aros de 20 polegadas com design exlcusivo para cada versão, e dos cubos das rodas escurecidos. Nas versões R e R-Dynamic, os tons e as cores dos emblemas mudam de vermelho e verde para preto e cinza.
Opcionalmente as versões mais fortes poderão receber freios de cerâmica e carbono com pinças pintadas na cor amarela. Os pneus serão sempre Pirelli P Zero nas medidas 265/35/ R20 na frente e 305/30 R20 atrás.
As encomendas na Inglaterra já podem ser feitas, mas as primeiras entregas dos F-Type 75 - que serão produzidos na fábrica de Wolverhampton, na própria Inglaterra - estão previstas somente para o início do ano que vem.
Os preços do brinquedo nas bandas do Palácio de Buckingham começam em 62.235 libras (F-Type R-Dynamic cupê tração traseira) e vão até 108.065 libras (F-Type R75 conversível tração integral) - entre R$ 370.500 e R$ 643.300.