Possível substituto do Jeep Renegade no Brasil, o SUV compacto Jeep Avenger acaba de estrear na Europa na nova variação híbrida 4xe. Essa versão chega para complementar a linha já composta pelas variações elétrica, híbrida leve (E-Hybrid) e a combustão.
Apesar do nome, essa versão não é híbrida plug-in como o Compass 4xe vendido no Brasil. Trata-se de um híbrido autocarregável, que também pode ser chamado de Avenger 4x4. Combina um motor 1.2 turbo híbrido leve com dois motores elétricos acoplados aos eixos dianteiro e traseiro.
Esse conjunto motriz desenvolve a potência máxima combinada de 136 cv e é gerenciado por um câmbio automatizado de seis marchas e dupla embreagem.
Além de contribuir para deixar o Avenger mais veloz e ágil (194 km/h de máxima e zero a 100 km/h em 9,5 segundos) que a versão híbrida leve E-Hybrid, os motores elétricos do 4xe possibilitam ao SUV rodar em baixas velocidades e com tração nas quatro rodas sem precisar ativar o propulsor a gasolina.
Esse sistema 4x4 tem gerenciamento eletrônico e funciona da seguinte maneira: no modo Auto, até 30 km/h, a tração é dividida igualmente entre os eixos dianteiro e traseiro. Entre 30 km/h e 90 km/h, o motor elétrico traseiro entra em ação apenas quando houver necessidade. Já acima de 90 km/h, apenas os propulsores dianteiros, a combustão e elétrico, tracionam o Avenger.
Para combinar com essa alma menos urbana, a Jeep resolveu retocar o visual do Avenger nesta versão 4xe, O carro surge com para-choque frontal redesenhado e luzes de neblina exclusivas e reposicionadas, além da inclusão de barras longitudinais no teto e de um gancho de reboque no para-choque traseiro.
Como opcional, o comprador pode pedir ainda um capô adesivado, que além de incrementar o visual do SUV é funcional: reduz o reflexo do sol no para-brisa. Na cabine, a Jeep resolveu forrar os bancos com um novo material impermeável, que segundo a empresa é fácil de limpar e ainda é resistente a manchas e barro.
Com suspensão elevada e estreando um exclusivo conjunto multibraços na suspensão traseira, o Avenger 4xe tem vão livre para o solo maior (21 cm), além de ângulos de ataque (22°) e de saída (35°) superiores aos das versões normais da linha. Os pneus de série são de uso misto, mas é possível comprar o modelo com pneus off-road.
O Avenger 4xe vai estrear no mercado europeu no último trimestre de 2024. No Brasil, o modelo voltou a figurar entre as opções de carros cotados para substituir o Renegade, que apesar de ser um sucesso por aqui, não emplacou no exterior. E, por isso mesmo, não terá uma nova geração.
Apesar de o Avenger ser menor que o Renegade, a ideia da Stellantis é modificar o SUV compacto de entrada europeu para deixá-lo mais sofisticado e próximo do gosto do público brasileiro da Jeep.
Não custa nada lembrar que o grupo industrial se prepara para produzir automóveis híbridos em suas fábricas do Brasil. Seria o Avenger um desses eletrificados?
Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade