A Stellantis cravou em maio que um novo modelo será feito no Brasil, na fábrica de Porto Real (RJ). Para isso, a unidade industrial fluminense receberá um aporte de R$ 3 bilhões - do montante de R$ 30 bilhões anunciado pelo grupo para o Brasil. O grupo automotivo só não confirmou o nome do modelo. Ainda.
Segundo apurações, no entanto, o carro em questão será o Jeep Avenger, cuja produção deverá começar no fim do primeiro semestre de 2026.
Lançado em 2023 na Europa, o Avenger é um SUV compacto posicionado abaixo do Renegade na gama internacional da marca.
E bota pequeno nisso. Com 4,08 m de comprimento, 1,78 m de largura e 2,56 m de entre-eixos, está mais próximo em porte de Fiat Pulse e Renault Kardian que do atual modelo de entrada da Jeep.
Diferentemente do Renegade, que usa a plataforma Small Wide da antiga Fiat Chrysler Automobiles (FCA), o Avenger é baseado na arquitetura CMP, criada pela antiga PSA (Peugeot Citroën) e que hoje é empregada (com níveis variados de sofisticação) em carros como os Peugeot 208 e 2008 de segunda geração e os Citroën C3 e C3 Aircross.
No Brasil, além de ter interior mais sofisticado que o do carro europeu - já que terá a tarefa de assumir o posto do Renegade por aqui -, o nosso Avenger deve ser um dos modelos movidos pela tecnologia Bio-Hybrid, combinando o propulsor 1.0 turbo Firefly com um pequeno motor elétrico.
Esse arranjo, aliás, já existe na Europa, onde o Avenger é vendido também em variação 100% elétrica e onde ganhou este ano a configuração 4xe, um híbrido autocarregável com tração nas quatro rodas e suspensão elevada.
A escolha da fábrica de Porto Real (RJ) parece ser a mais sensata para a produção do Jeep Avenger. Afinal, além de ser a mais ociosa das unidades industriais da Stellantis no Brasil, já fabrica automóveis na plataforma CMP. Por lá, são feitos atualmente os Citroën C4 Cactus, C3 e C3 Aircross. Nas próximas semana, entrará na lista também o SUV-cupê Citroën Basalt.
Já na fábrica de Betim (MG) - a mais antiga da Stellantis e que receberá R$ 14 bilhões dos R$ 30 bi anunciados pela empresa - são produzidos os Fiat Argo, Fastback, Fiorino (e a prima Peugeot Partner Rapid), Mobi, Pulse e Strada.
Inaugurada em 2015, a unidade industrial de Goiana (PE) começou produzindo o Jeep Renegade e atualmente faz também Jeep Compass e Commander, além das picapes Fiat Toro e RAM Rampage. Essa planta receberá aporte de R$ 13 bilhões, que serão aplicados em modernizações e ampliações.